Responsável pelo Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima destaca iniciativas e caminhos pós centenário
Fátima, 27 jan 2018 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima, que o Santuário mariano criou, está apostado em, mais do que conhecimentos teológicos e doutrinais, oferecer a vivência da espiritualidade.
“O santuário é um espaço para a experiência de Deus. Cada itinerário inclui a integração dos diferentes espaços, incorpora os seus elementos artísticos, para que cada proposta seja uma verdadeira presença de Deus através das suas muitas formas de manifestação, inclusive da beleza”, apresenta à Agência ECCLESIA, o padre José Nuno Silva, responsável pelo departamento.
O objetivo é que quem participa nestes encontros possa ser “mais capazes de viver uma espiritualidade cristã e eclesial, a partir das coordenadas que a mensagem de Fátima oferece”, integrando a doutrina e partindo das muitas experiências que o local oferece.
O sacerdote exemplifica com a proposta de lectio divina a partir dos vitrais que se encontram na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
A formação é uma “tradição” do Santuário de Fátima e esta escola “não esquece essa riqueza” que, sublinha, teve o seu expoente nos cursos da mensagem de Fátima.
Mas, alerta o padre José Nuno, o centenário foi ocasião para perceber que se poderia “ir mais longe e avançar no modelo de formação, assumindo mais profundamente a dimensão de vivência espiritual”.
A proposta radica na visita que o Papa Francisco fez ao santuário de Fátima, em maio de 2017 e nas palavras que ali deixou.
“Seria trágico não tirar consequências e ficarmos apenas com a memória de uma festa”, indica o sacerdote.
Assim, apresenta o padre José Nuno, no itinerário que atualmente decorre, “cada participante é chamado a interrogar-se sobre a forma como se relaciona com Maria, mãe de Deus, mestra de vida espiritual, cruzando as interrogações do Papa com a mensagem de Fátima.
O Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima assenta na necessidade de que a mensagem de Fátima tem de ser divulgada, sendo a escola do Santuário uma das suas iniciativas.
Vão ainda ser apresentadas outros itinerários, estes sobre “aspetos mais específicos como o sofrimento e o sacrifício”.
O responsável avança ainda com a realização de três encontros, em março, especificamente para aposentados.
“Há um novo grupo social, as pessoas que se aposentam estando no pleno uso das suas capacidades e com vontade de progredir espiritualmente. A elas queremos oferecer o que a mensagem e Fátima tem para lhe oferecer nesta nova etapa”.
Para maio está previsto um aprofundamento sobre a oração do rosário.
O padre José Nuno sublinha ainda que este departamento vai dar especial atenção à dimensão da fragilidade e do cuidado.
“Em Fátima convergem as múltiplas formas de fragilidade humana. Há que estar atento e acolher estas experiências dolorosas do sofrimento humano”.
A pastoral intergeracional, que quer traduzir a mensagem de Fátima para as diferentes gerações e a promoção do diálogo entre diversas etapas da vida é outra aposta do Departamento da pastoral da Mensagem de Fátima.
HM/LS