Fátima: Festa dos Pastorinhos celebra-se com peça inédita de Arvo Pärt

Obra do compositor estónio vai ser apresentada pela primeira vez na Sé de Lisboa

Lisboa, 20 fev 2015 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima promove hoje em Lisboa um concerto comemorativo da festa litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto, com a estreia nacional de uma peça musical do compositor estónio Arvo Pärt dedicada aos pastorinhos.

O espetáculo marcado para a Sé Patriarcal tem início às 21h00, com entrada livre, e o seu momento central será a apresentação da obra ‘Drei Hirtenkinder aus Fatima – Os Três Pastorinhos de Fátima’, escrita em alemão.

A obra musical é uma breve peça para coro misto «a cappella» composta sobre o texto de um versículo do Salmo 8.

Arvo Pärt é apresentado pelo Santuário de Fátima como um “compositor de referência na música contemporânea”.

Para o teólogo e compositor Alfredo Teixeira, consultor artístico para o referido concerto, o programa tem “caraterísticas singulares, apresentando-se sobre o signo do paradoxo”, a começar pelo facto de o recital de Arvo Pärt, a “mais frágil das obras, a menor em duração, porventura a mais simples quanto ao material musical”, se oferecer “como o lugar culminante de uma viagem musical”.

‘Drei Hirtenkinder aus Fatima – Os Três Pastorinhos de Fátima’, acrescenta, “apela a uma visão do mundo na perspetiva dos mais frágeis, lugar onde o ingénuo é reconhecido como o mais sábio, o excluído toma os primeiros lugares, o sem voz pode ser escutado”.

O concerto abre, na primeira parte, com duas peças de canto gregoriano, seguindo-se a Missa em honra dos Pastorinhos, do padre Joaquim dos Santos, para coro e órgão.

Na segunda parte, João Santos, organista titular do Santuário de Fátima, tocará Trivium, obra de Arvo Pärt, datada de 1976, que Alfredo Teixeira aponta como “exemplar marcante” da criação do compositor.

A terceira parte do programa estará a cargo do Coro Anonymus, agrupamento de câmara nascido no Porto, que preparou um programa integralmente preenchido por obras de compositores portugueses vivos: Rui Paulo Teixeira, Eurico Carrapatoso, Gonçalo Lourenço, Alfredo Teixeira, Mário Ribeiro e Mário Nascimento.

Em declarações à sala de imprensa do Santuário de Fátima, o reitor da instituição, padre Carlos Cabecinhas, a opção pela realização deste concerto em Lisboa “é apenas sinal de que a mensagem de Fátima vai muito além dos limites físicos do lugar e de que a figura dos Pastorinhos não pode encerrar-se nos estreitos limites geográficos das suas terras de origem”.

O manuscrito da obra musical do compositor da Estónia foi publicado na edição de outubro de 2014 de «Fátima XXI – Revista Cultural do Santuário de Fátima».

Em Fátima, o programa do dia da festa litúrgica dos dois beatos começou com oração do rosário, pelas 10h00, na Capelinha das Aparições, com procissão para a Basílica da Santíssima Trindade, onde é celebrada a Eucaristia com a bênção das crianças presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

O santuário promove ainda um momento de meditação com o tema “Encontro com os Pastorinhos”, a partir das 14h30 e depois um tempo de oração, “Adorar com os Pastorinhos”, na Basílica da Santíssima Trindade.

De acordo com o testemunho, reconhecido pela Igreja Católica, das três crianças conhecidas como Pastorinhos de Fátima (a irmã Lúcia e os beatos Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.

Jacinta e Francisco morreram com 9 e 10 anos, respetivamente, e foram beatificados pelo Papa João Paulo II no ano 2000; a terceira vidente, Lúcia de Jesus (1907-2005), encontra-se em processo de beatificação.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR