Organização anunciou a presença de 12 mil pessoas de 150 grupos. Associação Nacional de Feirantes também ruma ao santuário esta terça-feira
Fátima, Santarém, 30 mai 2011 (Ecclesia) – Uma representação da Federação do Folclore Português (FFP), composta por 12 mil pessoas de mais de 150 grupos de todas as regiões de Portugal, peregrinou este domingo a Fátima.
Durante a missa foram oferecidos bens característicos de várias zonas do país, como produtos artesanais, agrícolas e da pastorícia, assinala o site do santuário localizado na diocese de Leiria-Fátima.
De acordo com o programa, os grupos que se deslocaram à Cova da Iria, 130 km a norte de Lisboa, começaram a peregrinação com um desfile até ao recinto de oração, tendo-se seguido a recitação do Terço, a procissão para o altar e a celebração da missa, presidida pelo bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias.
O prelado também dirigiu a 28.ª peregrinação da sua diocese ao santuário mariano, para a qual se anunciaram 3 500 fiéis, que celebraram a eucaristia juntamente com os ranchos da Federação do Folclore e 44 outros grupos.
Na missa, transmitida pela RTP, Antonino Dias sublinhou que “a evangelização continua a ser o primeiro serviço à Igreja e à humanidade”, tendo também realçado que os santuários são espaços em que a população “se revigora” e onde os fiéis “renovam os compromissos assumidos ao longo da vida”.
Nesta terça-feira a Federação Nacional das Associações de Feirantes reúne-se na Cova da Iria para o seu 6.º encontro anual, que inclui a celebração de missa na Capelinha das Aparições, presidida pelo bispo emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva.
SF/RM