«Casa de Comunhão» mostra quotidiano de uma congregação que quer ser «porta aberta» para todos
Fátima, Santarém, 01 out 2014 (Ecclesia) – A Família Carmelita Descalça presente em Fátima lançou hoje uma nova página de internet, intitulada “Casa de Comunhão”.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a congregação explica esta aposta com a vontade de fortalecer a ligação entre os seus vários setores e “dar-se a conhecer” melhor às pessoas, pois pretender ser uma "porta aberta" a todos.
A partir do site, os visitantes ficam a par da história e do carisma orientador desta ordem religiosa, fundada por Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, que além de consagrados e sacerdotes integra também “leigos que vivem a espiritualidade carmelita inseridos na família e na sociedade”.
“Habitualmente, as Irmãs Carmelitas de vida contemplativa são mais conhecidas, mas unidas a elas estão os padres Carmelitas Descalços e os leigos (Seculares), formando todos juntos a Família do Carmelo Descalço”, realça o comunicado.
A nova página dá conta dos ritmos de oração, formação e partilha que marcam o quotidiano dos carmelitas em Fátima, no Carmelo de São José, na Domus Carmeli e nas instalações dos Carmelitas Descalços.
Estende ainda um convite especial aos jovens que queiram “visitar e conhecer melhor” as comunidades que ali vivem e partilhar com elas “os seus sonhos e projetos”.
Dentro em breve será aberto no site um espaço dedicado às crianças, onde elas poderão “encontrar desenhos, jogos, livros e orações” que falam sobre a vida de “alguns dos Santos do Carmelo” e mostram a “alegria” que é “viver com Jesus”.
“Chamamos-lhe ‘jardim’ porque ‘Carmelo’ significa ‘Jardim de Deus’, que nos evoca a pureza e a simplicidade do Jardim sonhado por Deus para todo o ser humano e de que as crianças são a mais bela expressão”, explicam os carmelitas.
Em preparação está uma área multimédia, que reunirá fotografias, vídeos, sons e livros relacionados com a vida e missão de todos quantos integram a Família dos Carmelitas Descalços.
Os 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Jesus vão marcar a agenda da congregação em 2015, e merecem também lugar de destaque nesta nova ferramenta online.
JCP