Fátima, 02 out 2024 (Ecclesia) – A diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica reflete sobre a importância da museologia para a evangelização no mundo atual, na última visita temática à exposição temporária do Santuário de Fátima, esta quarta-feira, 2 de outubro.
A poucos dias do encerramento da exposição “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória” decorre hoje a sexta e última visita temática, a partir das 21h15, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica em Portugal, Fátima Eusébio, tem “larga experiência na coordenação de exposições”, e leva ao Santuário de Fátima uma “visão abrangente sobre a importância da museologia para a nova evangelização no tempo contemporâneo”.
A sessão tem início às 21h15, com uma visita breve à exposição e prossegue com a intervenção da oradora convidada, que é doutorada em História da Arte e especialista em arte barroca.
Nas visitas temáticas anteriores, entre outros convidados, participaram a professora universitária Cristina Filipe, pescadores de Caxinas, o investigador Luís Miguel Ferraz e as técnicas dos Serviços Educativos do Museu do Santuário de Fátima.
O Santuário de Fátima assinala que esta é “uma oportunidade” de visitar ou revisitar a exposição “Rosarium”, que termina a 15 de outubro.
A próxima mostra já se encontra em preparação e o título será revelado no final da visita temática pelo diretor do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.
LFS