Fátima: D. José Ornelas evoca guerra na Ucrânia e crianças vítimas de abusos

Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa agradece ao Papa pela visita à Cova da Iria

Fátima, 05 ago 2023 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima saudou hoje o Papa Francisco, na Cova da Iria, associando-se à oração pela paz, na Ucrânia e no mundo, e evocando as crianças vítimas de abusos.

“Juntamo-nos à oração de vossa santidade pela paz, com a qual este Santuário profundamente se identifica, tendo particularmente em atenção a guerra na Ucrânia e em tantos outros focos de conflito no mundo, que atingem dramaticamente a vida e o futuro, sobretudo das nossas crianças e jovens”, disse D. José Ornelas, na Capelinha das Aparições.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa acompanhou Francisco na recitação do terço, em que se rezou pela paz, pela JMJ e pelos jovens com deficiência.

“Acolhemos vossa santidade, acompanhando-o no seu desígnio de ser peregrino orante junto de Maria, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja, que orou com os discípulos, implorando o dom do Espírito Santo para a missão que eles iam iniciar”, assinalou o bispo diocesano.

Oramos consigo e oramos por si, neste lugar onde Maria revelou a sua materna presença e intercessão para com o ministério de Pedro na Igreja. Que a Rainha dos Apóstolos continue a inspirar e a acompanhar a missão de vossa santidade na Igreja e no mundo e particularmente na Jornada Mundial da Juventude que está a realizar-se em Lisboa”.

 

O presidente da CEP quis rezar em particular “com e pelas crianças e jovens vítimas da doença, da pobreza, da fome, de todo o tipo de conflito, dos abusos, das injustiças e da exclusão dos mais frágeis”.

“Consigo oramos, e orando levantamo-nos do nosso comodismo e da nossa indiferença, como nos ensina Maria, nesta JMJ, celebrando a alegria de sermos Igreja que sonha, particularmente com os seus jovens, o sonho de Jesus para um mundo mais humano, guiado pelo Seu Espírito até ao Coração de Deus”, concluiu.

O Papa foi acompanhado, na sua segunda viagem a Fátima, por jovens com deficiência e reclusos, na Capelinha das Aparições.

Francisco regressa a Lisboa, onde vai presidir entre hoje e amanhã às celebrações conclusivas da JMJ 2023, encerrando também uma visita de cinco dias ao país, a mais longa de um pontífice a Portugal.

OC

Proteção de Menores: Conferência Episcopal saúda encontro do Papa com vítimas de abusos

Partilhar:
Scroll to Top