Bispo diocesano alertou também para as consequências da guerra que afetam o mundo inteiro
Fátima, 13 jun 2022 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima pediu hoje aos peregrinos da Peregrinação Internacional Aniversária do 13 de junho ao santuário na Cova da Iria para procurarem “estar atentos aos milhões de pessoas atingidas pela guerra”, na oração e na solidariedade.
“Esta solidariedade precisa de estar atenta não apenas aos dramas concretos da guerra mas também às suas consequências, que todos estamos a sentir agora no nosso pais e no mundo inteiro”, disse D. José Ornelas, esta manhã, no final da peregrinação mariana.
O bispo de Leiria-Fátima salientou que as consequências da guerra geram “fome, miséria, dificuldades”, de todo o género e “em todo o mundo”.
“Peçamos ao Senhor e estejamos atentos para colaborar, minorar as dificuldades e obter o dom da justiça e da paz”, acrescentou.
D. José Ornelas começou por assinalar que cada pessoa levou as suas intenções, “as suas preocupações” a esta peregrinação e a este encontro com “Deus a exemplo e sob o modelo de Maria” no Santuário de Fátima.
“Levamos também as intenções da humanidade inteira que, particularmente nesta hora, se concentram num apelo à paz feito pela mãe de Jesus e mãe da Igreja aqui em Fátima, em favor a paz no mundo”, desenvolveu.
Neste contexto, pediu aos presentes no recinto de oração que “na oração e na atitude ativa de solidariedade” procurem “estar atentos aos milhões de pessoas atingidas pela guerra, especialmente na Ucrânia” pedido a intercessão de Maria rainha da paz “pela solução dos conflitos armados no mundo”.
A Peregrinação Internacional Aniversária do 13 de junho ao Santuário de Fátima recorda a segunda aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, em 1917, e foi presidida pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, antigo reitor deste santuário.
O bispo de Leiria-Fátima agradeceu ao presidente da celebração, “filho desta terra e desta diocese”, a “palavra luminosa”, que ajudou a “assumir a atitude de discípulos que Maria ensinou aos pastorinhos”.
D. José Ornelas agradeceu também ao reitor do santuário mariano, o padre Carlos Cabecinhas, aos seus colaboradores e voluntários “pela dedicação”, e às autoridades pela boa realização da peregrinação.
O Santuário de Fátima informou que participaram 25 grupos de 13 países para além de Portugal, Peregrinação Internacional Aniversária do 13 de junho, e o bispo diocesano na saudação os peregrinos espanhóis, italianos e ingleses, assinalou a superação do vírus Covid-19, que “ainda causa dificuldades no mundo”, lembrando as vítimas da pandemia e da “terrível guerra”, incentivando a pedir justiça e paz para o mundo.
CB