Bispo diocesano mostra solidariedade com populações da Amazónia, agradecendo presença do cardeal de Manaus
Fátima, 13 out 2024 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, convidou hoje os peregrinos que participaram nas celebrações do 13 de outubro a construir um mundo de “paz e justiça para todos”.
“Que esta peregrinação que tem gente, como ouvimos, de todas as partes do mundo, dos cinco continentes, possa ser uma mensagem que nos ajude a construir, a partir do nosso coração, do ambiente onde vivemos, paz e justiça para todos”, disse o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na conclusão da peregrinação internacional, que reuniu dezenas de milhares de pessoas na Cova da Iria.
“A paz é a grande mensagem que levamos hoje para o nosso coração, para as nossas famílias, para o nosso mundo”, acrescentou.
A peregrinação internacional aniversária de outubro foi presidida pelo cardeal D. Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (Brasil), a quem o bispo de Leiria-Fátima agradeceu pela “sua palavra profética”.
“Este mundo tem necessidade de mais esperança, tem necessidade de mais justiça, tem necessidade de mais paz”, observou D. José Ornelas.
O bispo português manifestou solidariedade aos povos da Amazónia, recordando o Sínodo especial para a região que o Papa promoveu em 2019, “com uma atenção voltada especialmente para aqueles que são tantas vezes esquecidos, pelos direitos dos que tantas vezes são espezinhados”.
O responsável católico associou-se a todos os que “querem preservar a criação de Deus de uma forma digna, para que este planeta seja terra que possa dar pão a todos os filhos e filhas de Deus”.
O presidente da CEP e o cardeal de Manaus regressam hoje a Roma, onde participam na segunda sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos.
“É a nossa Igreja, a Igreja a que nós pertencemos, que se reúne bispos, padres, leigos e leigas, religiosos, religiosas, com Pedro”, referiu D. José Ornelas.
De acordo com o Santuário de Fátima, a peregrinação internacional aniversária de outubro contou com 181 grupos inscritos de peregrinos, de 31 países.
Os participantes rezaram para que “cessem as guerras no mundo, especialmente na Síria, em Israel, na Palestina, na Ucrânia e em outros lugares de conflito, e para que, pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima, todos os povos alcancem a paz”.
As celebrações assinalam o 107.º aniversário da sexta aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria e o Milagre do Sol, a 13 de outubro de 1917, além do 71.º aniversário de sagração da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
OC