Bispo emérito presidiu à peregrinação da Diocese de Portalegre-Castelo Branco
Fátima, 30 mai 2022 (Ecclesia) – D. Augusto César, bispo emérito da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Augusto César, apelou este domingo, em Fátima, ao “espírito fraterno” dos católicos, com atenção aos mais necessitados e “empenhamento para construir a paz”.
“No contexto em que vivemos, da pandemia e da guerra, é preciso ser atento a quem vai ou está ao nosso lado ou precisa da nossa ajuda” referiu o responsável, a celebrar 50 anos de ordenação episcopal, na homilia da Missa a que presidiu no Recinto de Oração da Cova da Iria.
A celebração integrou o programa da peregrinação diocesana de Portalegre-Castelo Branco, este ano com particular atenção às bodas de ouro episcopais do seu antigo bispo.
“Ser membro da Igreja, à conta de uma paróquia ou de uma diocese, equivale a ser irmão de outros irmãos”, indicou D. Augusto César.
A homilia, citada pelo Santuário de Fátima, destacou a importância da oração pelas esperanças e sofrimentos do mundo, pela paz.
“Nós rezamos pelos ucranianos, que tanto sofrem e são tratados como lixo humano; rezamos também pelos adversários, que os tratam com tanto desprezo, para que se convertam”, apontou o responsável.
A Missa dominical na Cova da Iria contou com a participação de 27 grupos de peregrinos, de Portugal e vários países.
“O tempo de hoje necessita deste testemunho, dado com fé e com a vida, pois a moda vai por outro caminho afirmando ‘eu é que sei’, ‘eu é que sou’… E o desejo do lucro reveste-se muitas vezes de presunção, à conta do poder ou do dinheiro. Ora, nem a fé nem a caridade manifestam esse rosto”, referiu D. Augusto César aos presentes.
O responsável concluiu com uma palavra de “amizade e gratidão” ao bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, que lhe confiou a presidência desta peregrinação diocesana, por ocasião do 50.º aniversário de ordenação episcopal.
“Aproveito para agradecer a Deus, mediante Nossa Senhora, o tempo do meu pastoreio no vosso meio”, acrescentou.
A peregrinação diocesana de Portalegre-Castelo Branco prosseguiu, durante a tarde, com uma sessão no Centro Pastoral Paulo VI.
OC