Fátima: D. António Marto evocou principais acontecimentos de 2017

Fátima, 02 jan 2018 (Ecclesia) – D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, presidiu no final de 2017 à celebração de ação de graças na Basílica da Santíssima Trindade, Santuário de Fátima, onde evocou alguns acontecimentos centrais do último ano.

“Em primeiro lugar foi a celebração do centenário das aparições de Nossa Senhora durante sete anos com o seu momento mais alto na visita do Papa Francisco”, lembrou.

D. António Marto afirmou que a vivência da celebração do Centenário das Aparições de Fátima “significou sair de uma visão parcial de Fátima centrada na curiosidade dos segredos e na série de devoções avulsas para olhar Fátima como Epifania do Amor”.

“A canonização de Jacinta e Francisco Marto é um outro motivo para o nosso júbilo e para atual meditação”, acrescentou, numa intervenção divulgada pelo site do Santuário de Fátima.

D. António Marto sublinhou ainda a vivência do centenário da restauração da diocese de Leiria-Fátima (17 de janeiro de 1918), após a sua extinção por motivos políticos em 1882.

“Queremos que seja um tempo de graça e de renovação espiritual e pastoral desta diocese particularmente abençoada pelo carisma de Fátima, das aparições e da mensagem da Senhora e do Santuário popularmente reconhecido como «altar do mundo»”, adiantou.

Já a 1 de janeiro, a Basílica da Santíssima Trindade acolheu a celebração da Eucaristia, presidida pelo reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas.

“Começamos cada novo ano contemplando o Presépio e celebrando Santa Maria, Mãe de Deus”, afirmou o sacerdote, sublinhando que “entrar no novo ano de 2018 sob a sua proteção materna significa confiar-lhe as nossas esperanças, anseios e expectativas”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top