Fátima: D. Américo Aguiar oferece báculo a Nossa Senhora, pedindo a «sua muito especial intercessão pela paz»

Presidente da peregrinação de outubro vai deixar também a cruz episcopal JMJ e o seu anel cardinalício

Fátima, 13 out 2023 (Ecclesia) – O cardeal D. Américo Aguiar vai oferecer a Nossa Senhora de Fátima o báculo de madeira, que está a utilizar na peregrinação internacional aniversária de 13 outubro à Cova da Iria, “pedindo-lhe a sua muito especial intercessão pela paz”.

“Este báculo foi-me oferecido pela Cáritas de Jerusalém, em Belém, por ocasião da minha visita em julho passado por causa da JMJ Lisboa 2023. No final vou oferecê-lo a Nossa Senhora, pedindo-lhe a sua muito especial intercessão pela paz na terra de Jesus, na Ucrânia e em tantas outras geografias e corações”, disse D. Américo Aguiar, informa o Santuário de Fátima, em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Na noite desta quinta-feira, na celebração da Palavra, que decorreu após a tradicional procissão de velas, o presidente da peregrinação pediu a oração dos peregrinos de Fátima pela causa da paz, evocando os conflitos na Ucrânia e na Terra Santa, rezando por “todos os povos que vivem o flagelo da guerra”.

O reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas, tinha explicado aos jornalistas, antes do início da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro, que a paz é “temática maior” e que a situação da guerra entre Israel e Palestina ia estar presente nos momentos de oração, para além da Ucrânia.

D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, que coordenou a primeira edição internacional de uma Jornada Mundial da Juventude em Portugal, para além do báculo vai deixar também “à Mãe do Céu” a cruz episcopal JMJ e o seu anel cardinalício.

“Faço-o como sinal de gratidão pelo apoio incondicional de Nossa Senhora ao que foi a JMJ: preparação e vivência e o que terá de continuar a acontecer nos corações dos jovens peregrinos”, assinalou o cardeal português.

O bispo eleito da Diocese de Setúbal, que foi criado cardeal pelo Papa Francisco, no dia 30 de setembro, explicou que oferecer o seu anel cardinalício “quer significar a consagração desta nova missão ‘inesperada’ à Mãe”.

O Santuário de Fátima informou que as três ofertas de D. Américo Aguiar – o báculo, a cruz episcopal JMJ e o anel – vão ser depositadas junto da imagem de Nossa Senhora, no final da peregrinação internacional aniversária.

O reitor do Santuário explicou que o convite ao cardeal português também teve como “objetivo manter o tema da JMJ presente no horizonte da Igreja em Portugal e presente no horizonte de Fátima”.

“Foi um acontecimento marcante para o país e Igreja em Portugal e é um acontecimento cujo dinamismo não queremos deixar perder”, realçou o padre Carlos Cabecinhas.

Os paramentos utilizados durante as celebrações do 13 de outubro são os mesmos que foram desenhados para a Jornada Mundial da Juventude 2023.

Até às 17h30 desta quinta-feira, fizeram-se anunciar nos serviços do Santuário 114 grupos de peregrinos de 32 países: Portugal, Alemanha, Angola, Áustria, Bélgica, Brasil, Camarões, Canadá, Congo, Costa do Marfim, Croácia, El Salvador, Eslováquia, Espanha, EUA, Filipinas, França (e ilha da Reunião), Haiti, Irlanda, Itália, Luxemburgo, México, Noruega, Países Baixos, Peru, Polónia, Reino Unido, Senegal, Singapura, Suíça, Ucrânia e Vietname.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top