Fátima: Curso de Missiologia tem como tema «Sereis Minhas Testemunhas» (c/vídeo)

«Este curso congrega a todos no mesmo objetivo: Abraçarmos sempre melhor e mais a missão» – Irmã Célia Cabecinhas

Fátima, 22 ago 2022 (Ecclesia) – O Curso de Missiologia 2022, tem como tema ‘Sereis Minhas Testemunhas’, e promove o encontro entre missionários numa semana de partilha e aprendizagem, entre hoje e sábado, 27 de agosto, nos Missionários da Consolata, em Fátima.

“Este curso congrega a todos no mesmo objetivo: Prepararmo-nos para a missão, abraçarmos sempre melhor e mais a missão”, disse hoje a irmã Célia Cabecinhas, em entrevista à Agência ECCLESIA.

A religiosa, que pertence à comissão organizadora do Curso de Missiologia, salienta que “é muito interessante” que esta formação é também um “encontro entre missionários”, de outros países têm missão aqui, e de missionários portugueses que “estão em missão noutro lugar ou mesmo em Portugal”.

Esta iniciativa é aberta a todos – jovens, leigos, catequistas -, pessoas que queiram descobrir e aprofundar as riquezas da missão, explica a organização.

A irmã Célia Cabecinhas lembrou que os missionários “não são só leigos”, mas são os consagrados e consagradas, e também os sacerdotes e os bispos.

A entrevistada, da Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, lembra que há missionários que “vivem noutro país que não seu pela razão da fé”, há pessoas que estão em preparação e também existe quem viva nas “paróquias nesta abertura à missão e “também muito à missão ad gentes”.

“Ser cristão, estar disponível. Estar de coração aberto a esse apelo”, é o perfil específico para ser missionário, explicou no Programa ECCLESIA, transmitido na RTP2.

“Não é um projeto pessoal, é um projeto de Deus, é um envio não só em nome próprio, é envio por parte de uma comunidade, da Igreja em Portugal. No caso dos consagrados vamos e não sabemos por quanto tempo, mas também há leigos que partem nas suas férias, por um ano, por seis meses”, desenvolveu.

O Curso de Missiologia 2022 pretende apresentar “as bases bíblico-teológicas da missão ad gentes”; “percorrer as etapas mais importantes da história da evangelização e da reflexão missiológica”; “repensar a missão à luz do Vaticano II e dos documentos recentes do Magistério”; “apresentar exemplos concretos da práxis missionária atual” e “preparar para os desafios da inculturação e do diálogo do Cristianismo com outras religiões”, explicou a organização.

A partir do tema geral «Sereis Minhas Testemunhas» vai ser apresentado “São Lucas e a Missão” por D. António Couto, “Espiritualidade Missionária” por Teresa Messias, “A Missão em Portugal e desde Portugal” por D. José Cordeiro, “Estética e comunicação da Fé” por Cátia Tuna e “Diálogo inter-religioso” pelo padre José Nunes.

Tendo sido iniciado em 1992, o Curso de Missiologia é organizado pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) em parceria com as Obras Missionárias Pontifícias (OMP).

O curso é bienal, correspondendo 2022 ao 2º ano do ciclo, o diploma obtém-se após a frequência dos dois anos.

LFS/PR/CB

 

Notícia atualizada às 14h32

Partilhar:
Scroll to Top