Padre Carlos Cabecinhas apela à partilha e elogia voluntariado
Fátima, Santarém, 01 ago 2011 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima apelou este domingo à partilha e à “atenção aos outros”, num momento de crise em que, reconhece, “cresce a sede de milagres”.
“Nestes tempos difíceis que vivemos, cresce a sede de milagres: gostaríamos que Deus viesse resolver, de forma imediata, fácil e indolor, os nossos problemas e os problemas daqueles que nos cercam”, alertou este responsável.
Na homilia da missa a que presidiu no recinto, diante de várias dezenas de grupos de peregrinos, o padre Carlos Cabecinhas abordou o chamado “milagre da multiplicação dos pães”, atribuído pelos Evangelhos a Jesus.
“Esquecemo-nos facilmente que Jesus continua a fazer milagres, mas fá-los através de nós. Jesus continua a multiplicar os pães e a saciar a fome, mas fá-lo através da nossa partilha e atenção aos outros”, referiu.
“O milagre da multiplicação dos pães é o milagre que acontece sempre que, como Jesus, nos enchemos de compaixão e nos dispomos a partilhar, a ajudar, em vez de nos limitarmos a despedir os que, a nosso lado, sofrem com um seco arranja-te”, disse ainda.
Neste contexto, o sacerdote pediu aos presentes que se disponham a “sentir como seu o sofrimento dos outros, mas com a intenção de fazer qualquer coisa por aquelas pessoas: aliviar o seu sofrimento, libertá-los daquilo que os oprime, dar-lhes a alegria de viver”.
O reitor do Santuário de Fátima lembrou o trabalho desenvolvido pelos muitos voluntários que se colocam ao serviço dos mais necessitados.
“Como não recordar que, nestes tempos de necessidade e privação para tantas pessoas, tenha aumentado o volume das ofertas para os mais pobres, a partilha de quem tem pouco, mas que faz o milagre de multiplicar os pães?”, sublinhou.
Segundo a sala de imprensa do Santuário de Fátima, “anunciaram-se como participantes na missa internacional, celebrada às 11h00 no recinto de oração, grupos de peregrinos de Portugal, Espanha, Itália e Vietname. Um outro grupo em peregrinação a Fátima veio do Brasil, do Santuário de Nossa Senhora do Carmo em Curitiba”.
No próximo domingo, realiza-se a peregrinação dos voluntários ao serviço do Santuário de Fátima nos postos de Acolhimento/Informações.
OC