Fátima: Consagrados destacados como «um sinal de vida contra a corrente»

Durante um encontro nacional de responsáveis da Liga Intensificadora da Ação Missionária

Fátima, Santarém, 02 mar 2015 (Ecclesia) – Cerca de 380 responsáveis da Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) em Portugal encontraram-se em Fátima, numa iniciativa que foi marcada pelo Ano da Vida Consagrada que está a decorrer.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o evento no Seminário do Verbo Divino, entre 28 de fevereiro e 1 de março, sublinhou os consagrados como um “sinal de vida contra a corrente” e convite à “radicalidade do Evangelho”.

Em destaque esteve “o beato Tiago Laval, espiritano, médico, figura nacional da Ilha Maurícia, ao largo de Moçambique”.

Um homem que “chegou ali para ajudar a libertar os escravos, dedicou-se à evangelização dos crioulos e hoje o seu túmulo é visitado por cristãos, hindus e muçulmanos”, recordou o padre Agostinho Tavares, missionário espiritano.

O teólogo e filósofo Pedro Valinho Gomes, a professora e voluntária Paula Silvestre foram outros oradores presentes no evento que colocou também em evidência os destinos das campanhas solidárias deste ano da LIAM:

“A construção de um Seminário Espiritano em Moçambique e a construção de uma residência Paroquial em Tefé, na Amazónia”, adianta o comunicado.

Fundada em Fátima a 13 de maio de 1937, por iniciativa do setor de Animação da Congregação dos Missionários do Espirito Santo, a LIAM é um movimento de leigos que tem como objetivo sensibilizar as comunidades cristãs para a dimensão missionária da Igreja Católica.

Está atualmente presente em 8 dioceses e cerca de 300 paróquias portuguesas.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top