Fátima: Concerto musical destaca padre Formigão como «figura intimamente ligada à história das Aparições»

Iniciativa das Irmãs Reparadoras associa-se às celebrações do Centenário

Fátima, 24 fev 2017 (Ecclesia) – As Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima vão promover hoje um concerto evocativo do padre Manuel Formigão, fundador da congregação e considerado ‘o Apóstolo de Fátima’.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o postulador da causa de canonização do padre Manuel Formigão destaca uma figura “intimamente ligada à historia das Aparições” de Nossa Senhora na Cova da Iria, em 1917.

“Há cem anos a Virgem Maria, Rainha de Portugal e Mãe da Igreja, investiu três pequenos pastores – Lúcia, Francisco, Jacinta – de uma missão sobrenatural para todo o mundo. No centro dessa memória, que liga o Céu à Terra, está o Padre Manuel Nunes Formigão, verdadeiro alto-falante e guia espiritual dos pastorinhos”, realça o monsenhor Arnaldo Cardoso.

Aquele responsável recorda como o sacerdote, “em tempos difíceis e adversos, soube acolher os pastorinhos, interrogá-los várias vezes, divulgar os acontecimentos, apropriar a mensagem, aconselhar os bispos responsáveis, viver com os fiéis as peregrinações à Cova da Iria”.

“Estão de tal modo unidos, que não se pode cantar Fátima sem ter em conta o lugar de Formigão”, salienta.

Para recordar essa figura que foi o padre Manuel Formigão (1883 – 1958), as Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima vão promover a Cantata ‘As maravilhas de Fátima’, pelas 15h15 na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e com entrada livre, 

Uma obra com música do padre António Cartageno, textos de Arnaldo Pinto Cardoso e de outros autores, a partir de várias fontes literárias da época, e com interpretação do Conservatório de Música de Ourém e Fátima.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top