Santuário recebeu estreia de obra de Eugénio Amorim, inspirada em livro de José Luis Peixoto
Fátima, 20 fev 2017 (Ecclesia) – A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu este domingo o terceiro Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos, com a estreia absoluta de uma obra de Eugénio Amorim, encomendada pelo Santuário.
“Este momento musical, inserido no Ciclo Louvor Perfeito, no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições, evocou a vida e espiritualidade dos Beatos Francisco e Jacinta Marto”, informa a instituição, em comunicado.
A obra de Eugénio Amorim, interpretada pelo grupo Cappella Musical Cupertino de Miranda, sob a direção de Luís Toscano, tem por nome “Em Teu Ventre” e foi composta para oito vozes a cappella, sobre o livro homónimo de José Luís Peixoto.
A Cappella Musical Cupertino de Miranda é composta por oito elementos com formação académica específica e criada com o objetivo de divulgar o riquíssimo património da música renascentista portuguesa.
O concerto marcou o início da celebração da festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta, que a Igreja Católica assinala hoje.
O Santuário de Fátima espera a presença de mais de 600 crianças, que “terão oportunidade de viver uma experiência única de encontro e descoberta da vida dos dois pastorinhos que, juntamento com Lúcia de Jesus, testemunharam as Aparições de Nossa Senhora em 1917 na Cova da Iria”.
“Trata-se também de um momento especial para propor aos mais novos Francisco e Jacinta enquanto modelo e referência de vida”, acrescenta uma nota da sala de imprensa da instituição.
O programa de segunda-feira começou com terço às 10h00 na Capelinha das Aparições, seguido de procissão com os ícones dos pastorinhos para a Basílica da Santíssima Trindade, onde permanecem todo o dia.
A partir das 14h00, vai ter lugar a concentração e o acolhimento das crianças na Basílica da Santíssima Trindade, onde meia hora mais tarde a irmã Ângela Coelho, vice-postuladora da causa de canonização da irmã Lúcia de Jesus, irá fazer uma catequese para as crianças.
Francisco (1908-1919) e Jacinta Marto (1910-1920), foram beatificados a 13 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II, no Santuário de Fátima.
Os dois irmãos, que segundo o testemunho reconhecido pela Igreja Católica presenciaram com a prima Lúcia as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e arredores, entre maio e outubro de 1917, são os mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica, recorda a instituição.
OC