Salve Regina de Eurico Carrapatoso e The Sun Danced de James MacMillan em estreia absoluta a 13 de outubro
Fátima, 08 set 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai encerrar as celebrações do Centenário das Aparições no próximo dia 13 de outubro, pelas 18h30, com um concerto realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro.
A iniciativa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, apresenta no seu alinhamento, entre outras, obras encomendadas aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso.
“O concerto, que integra a estreia absoluta das obras Salve Regina e The Sun Danced, de Eurico Carrapatoso e James MacMillan, respetivamente, terá transmissão em direto para o Recinto de Oração para que todos os peregrinos possam usufruir de mais este momento musical que celebra o Centenário das Aparições da Virgem aos três Pastorinhos”, assinala um comunicado divulgada na página oficial do Santuário de Fátima.
O “singular concerto” conta ainda com a participação da soprano Elisabete Matos e integra a sessão solene de encerramento do Centenário das Aparições de Fátima.
James MacMillan estudou música na Universidade de Edimburgo e doutorou-se em composição na Universidade de Durham, com John Casken.
O trabalho que compôs para o concerto de encerramento das comemorações do Centenário parte de uma “investigação” de campo, feita durante o mês de maio de 2015.
Para MacMillan, “poder pensar com anos de antecedência sobre uma peça” é benéfico porque “as ideias tornam-se subliminares e subconscientes e como que trabalham subterraneamente”.
Eurico Carrapatoso foi distinguido em 2011 pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, da Igreja Católica, com o Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes.
OC