Fátima: Comunidade surda em peregrinação, com programa especial e participações inéditas

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 05 out 2025 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolhe hoje a Peregrinação da Comunidade Surda, com “momentos únicos” de participação.

“Este encontro, marcado pela inclusão e pela riqueza do testemunho da comunidade surda, reafirma Fátima como espaço de comunhão universal e expressão viva da fé acessível a todos”, indica a instituição.

O dia inicia-se às 09h30, com a concentração e acolhimento dos participantes junto à Cruz Alta.

A manhã será dedicada a visitas acompanhadas, organizadas em dois turnos (10h00-10h45 e 11h00-11h45), permitindo que os grupos se revezem entre a visita a espaços específicos do Santuário e a uma exposição temporária.

A visita à exposição será orientada por um técnico dos serviços educativos do Museu do Santuário de Fátima, enquanto a visita ao recinto prevê um itinerário teológico e contemplativo.

Segue-se, às 12h00, uma celebração penitencial na Capela da Ressurreição de Jesus.”

O ponto alto da jornada será, como habitualmente, a Missa das 15h00, celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, que contará este ano com momentos extraordinários de participação da comunidade surda”, refere o Santuário de Fátima, em nota divulgada online.

Um desses momentos é a participação do coro ‘Mãos que Cantam’, formado exclusivamente por pessoas surdas, que intervém na preparação do altar, com a interpretação do hino do Jubileu exclusivamente em Língua Gestual Portuguesa (LGP), sem acompanhamento instrumental, e no pós-comunhão, interpretando em LGP o cântico respetivo, de forma síncrona com a solista e o organista.

A segunda leitura que será proclamada em LGP, por uma peregrina surda.

À semelhança dos anos anteriores, o Santuário de Fátima volta a contar com a presença da comunidade surda da Paróquia de Santa Cruz da Lagoa, nos Açores, que permanecerá alguns dias em Fátima, participando num programa próprio de vivência espiritual, pastoral e cultural.

OC

Partilhar:
Scroll to Top