Fátima: Comunidade portuguesa em França no centro da peregrinação dos migrantes

Responsáveis falam em nova vaga de emigração, com dificuldades económicas acrescidas

A comunidade de emigrantes portugueses em França está em destaque na peregrinação dos dias 12 e 13 de Agosto a Fátima, presidida por D. Claude Schocker, Bispo de Belfort-Montbéliard e presidente do Serviço da Pastoral dos Migrantes da Conferência Episcopal Francesa.

A escolha desta comunidade foi da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana – Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), que promove a 38ª Semana Nacional de Migrações, entre 8 e 15 de Agosto.

Em declarações ao programa da Igreja Católica na Antena 1, Fr. Francisco Sales, director da OCPM, defende a necessidade de que “as nossas comunidades espalhadas pelo mundo não fiquem esquecidas” por causa da crescente imigração e das deslocações dentro do próprio país.

O padre Geraldo Finatto, capelão nacional das comunidades portuguesas em França, fala numa nova vaga de emigração.

“Vejo novos migrantes a chegar, migrantes novos, talvez de uma situação económica muito mais difícil e complicada do que os dos primeiros tempos”, relata, sublinhando o peso das “dívidas” que muitos já carregam consigo.

Segundo este responsável, serão entre 40 a 50 mil os portugueses que chegam a França, todos os anos.

José da Silva, emigrante português em França, foi durante muitos anos director do Serviço da Pastoral das Migrações da Conferência Episcopal Francesa.

Do conhecimento da realidade migratória, conclui que as novas gerações de lusodescendentes se “diluem” em vez de se integrarem e que muita da emigração portuguesa se está a “tornar invisível”.

“Vivem à francesa, mas não assumem a sua responsabilidade, a parte que lhes incumbe enquanto jovens activos na comunidade”, lamenta.

O Eurostat assinala que há cerca de 492 mil portugueses em França, a maior comunidade dos 3,6 milhões de estrangeiros ali residentes.

O director da OCPM lembra que já há quase 50 anos este organismo da Igreja Católica em Portugal acompanha estes emigrantes, para os ajudar a “integrarem-se na sociedade onde vivem”.

Este tema estará em destaque na próxima emissão dominical do programa da Igreja Católica na Antena 1, pelas 06h00 de 15 de Agosto, sempre disponível em podcast em https://agencia.ecclesia.pt/radio/

Programa

A Peregrinação Internacional de Agosto terá como tema: “Com Francisco e Jacinta, acolher Cristo nos Migrantes e Refugiados Menores”

Dia 12 de Agosto

16h00 – Conferência de imprensa na apresentação da peregrinação (Casa Nossa Senhora do Carmo), promovida pela OCPM e o Santuário de Fátima, com a presença de D. Claude Schockert

18h30 – Acolhimento dos peregrinos e saudação aos migrantes na Capelinha

21h30 – Recitação do Terço, presidida por D. António Vitalino Dantas, Bispo de Beja e Presidente da CEMH

Dia 13 de Agosto

Noite de Vigília

09h15 – Rosário, na Capelinha

10h00 – Procissão, Missa internacional presidida por D. Claude Schockert, bênção dos doentes, consagração e adeus

Partilhar:
Scroll to Top