Fátima: Comissão Organizadora do Centenário das Aparições satisfeita com segundo ano de atividades

Padre Vitor Coutinho destaca a preocupação de «inculturar e dar nova linguagem» à mensagem deixada por Maria em 1917

Fátima, Santarém, 14 nov 2012 (Ecclesia) – O coordenador da Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima (1917-2017) faz um balanço positivo da caminhada que está a ser feita rumo à festa maior do Santuário.

Na edição mais recente do mensário “Voz da Fátima”, o padre Vitor Coutinho destaca iniciativas como o ciclo de conferências que decorreu entre novembro de 2011 e abril de 2012, e o Simpósio Teológico-Pastoral “Quereis oferecer-vos a Deus”, em junho deste ano, que mais do que “repetir a mensagem de Fátima”, quiseram “incultura-la e dar-lhe uma nova linguagem”.

O texto do sacerdote, intitulado “Com Maria conduzidos à entrega de si”, realça que “muitas das impressões” transmitidas ao longo do último ano pastoral, o segundo de um ciclo de sete anos de preparação para o Centenário, “confirmam que quem procura viver e aprofundar um aspeto da mensagem de Fátima” fica mais perto do desafio deixado por Nossa Senhora, a uma vida entregue “a Deus e aos irmãos”.

A reflexão proposta pela Comissão Organizadora, “retirada do relato da primeira aparição de Nossa Senhora”, procurou ajudar as pessoas a aprofundarem o sentido da “entrega, numa atitude de quem se deixa conduzir a partir de desafios inesperados”, salienta o padre Vitor Coutinho.

O responsável mostra-se satisfeito com a forma como aquela temática foi desenvolvida, já que chegou não só aos “peregrinos de Fátima” como a “muitos devotos que, pelo mundo, seguiram as propostas de reflexão divulgadas”.

“Ao relevo gráfico do tema correspondeu a importância que ele assumiu no programa pastoral do Santuário: inspirou homilias, encontros de formação, conferências, meditações e monições aos diversos atos litúrgicos e de piedade”, recorda o sacerdote.

A organização do Centenário apostou ainda na publicação de diversas obras de apoio à compreensão e transmissão da espiritualidade de Fátima.

O padre Vitor Coutinho sublinha o lançamento do “primeiro volume da coleção Fátima Mensagem”, que pretende ser uma porta de “esperança para o mundo”, e do “segundo filme de uma coleção de vídeos sobre as aparições”.

Nota ainda para a abertura ao público da exposição “No trilho da Luz”, que ao longo do ano ofereceu “uma panorâmica das aparições, a fim de proporcionar uma visão geral de todo o percurso da mensagem de Fátima” e para a apresentação do “catálogo das exposições” dedicadas aos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

O lançamento do 3.º ano de celebração do Centenário das Aparições está marcado para dia 24 de novembro, às 14h30, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.

De acordo com o testemunho, reconhecido pela Igreja Católica, das três crianças conhecidas como Pastorinhos de Fátima (a irmã Lúcia e os beatos Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações (Distrito de Santarém, Diocese de Leiria-Fátima), uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top