Fátima: Comemorações do centenário do nascimento de Jacinta Marto terminam hoje

Beata «teve uma devoção tão grande pelo Papa, que não pôde deixar indiferente Bento XVI», sublinha reitor do santuário

Fátima, Santarém, 11 Mar (Ecclesia) – Termina hoje o ano comemorativo do centenário do nascimento de Jacinta Marto, que testemunhou as seis aparições marianas na Cova da Iria entre Maio e Outubro de 1917, refere a Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

O encerramento das comemorações, marcado com a celebração de uma missa na igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, pelas 11h00, decorre no dia em que a vidente completaria 100 anos.

As iniciativas evocativas da efeméride, que tiveram por tema ‘Reparte com alegria, como a Jacinta’, suscitaram “muitos gestos de partilha de amor, de bens, de tempo, de capacidades”, afirmou o reitor do Santuário, padre Virgílio Antunes.

O responsável salientou que as celebrações motivaram “uma maior atenção às necessidades materiais dos pobres e a um grande desenvolvimento do Centro de Acção Social”.

“Considero como momento mais marcante a peregrinação das crianças, no dia 10 de Junho de 2010”, disse o reitor, acrescentando que ela “foi a maior” de “uma já longa história, de mais de 30 anos”.

Virgílio Antunes sublinhou também a realização do congresso sobre Jacinta Marto, com 510 participantes, “o maior número” dos “últimos anos”, e a exposição dedicada à vidente, que foi vista por mais de 325 mil pessoas.

O sacerdote recordou que a peregrinação do Papa ao Santuário, a 12 e 13 de Maio de 2010, “foi vivida no contexto do décimo aniversário da beatificação dos pastorinhos”, Jacinta e Francisco Marto.

“Jacinta teve uma devoção tão grande pelo Papa, que não pôde deixar indiferente Bento XVI”, realçou o reitor do santuário integrado na diocese de Leiria-Fátima.

O centenário das aparições marianas na Cova da Iria, que se assinala em 2017, começou a ser preparado em Dezembro de 2010 com conteúdos espirituais e culturais específicos para cada um dos anos que antecede as comemorações.

A divulgação destas iniciativas conta com um portal na Internet, que se junta ao site do Santuário, além dos boletins “Voz de Fátima” (perto de 100 mil assinantes) e “Luz e paz” (dirigido sobretudo para o estrangeiro), bem como cartazes distribuídos mensalmente em várias paróquias do país.

O programa comemorativo prevê melhoramentos no interior e exterior do santuário, a começar pelo desnivelamento da artéria que passa diante do recinto da esplanada e da igreja da Santíssima Trindade.

SISF/RM

Partilhar:
Scroll to Top