Beata «teve uma devoção tão grande pelo Papa, que não pôde deixar indiferente Bento XVI», sublinha reitor do santuário
Fátima, Santarém, 11 Mar (Ecclesia) – Termina hoje o ano comemorativo do centenário do nascimento de Jacinta Marto, que testemunhou as seis aparições marianas na Cova da Iria entre Maio e Outubro de 1917, refere a Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.
O encerramento das comemorações, marcado com a celebração de uma missa na igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, pelas 11h00, decorre no dia em que a vidente completaria 100 anos.
As iniciativas evocativas da efeméride, que tiveram por tema ‘Reparte com alegria, como a Jacinta’, suscitaram “muitos gestos de partilha de amor, de bens, de tempo, de capacidades”, afirmou o reitor do Santuário, padre Virgílio Antunes.
O responsável salientou que as celebrações motivaram “uma maior atenção às necessidades materiais dos pobres e a um grande desenvolvimento do Centro de Acção Social”.
“Considero como momento mais marcante a peregrinação das crianças, no dia 10 de Junho de 2010”, disse o reitor, acrescentando que ela “foi a maior” de “uma já longa história, de mais de 30 anos”.
Virgílio Antunes sublinhou também a realização do congresso sobre Jacinta Marto, com 510 participantes, “o maior número” dos “últimos anos”, e a exposição dedicada à vidente, que foi vista por mais de 325 mil pessoas.
O sacerdote recordou que a peregrinação do Papa ao Santuário, a 12 e 13 de Maio de 2010, “foi vivida no contexto do décimo aniversário da beatificação dos pastorinhos”, Jacinta e Francisco Marto.
“Jacinta teve uma devoção tão grande pelo Papa, que não pôde deixar indiferente Bento XVI”, realçou o reitor do santuário integrado na diocese de Leiria-Fátima.
O centenário das aparições marianas na Cova da Iria, que se assinala em 2017, começou a ser preparado em Dezembro de 2010 com conteúdos espirituais e culturais específicos para cada um dos anos que antecede as comemorações.
A divulgação destas iniciativas conta com um portal na Internet, que se junta ao site do Santuário, além dos boletins “Voz de Fátima” (perto de 100 mil assinantes) e “Luz e paz” (dirigido sobretudo para o estrangeiro), bem como cartazes distribuídos mensalmente em várias paróquias do país.
O programa comemorativo prevê melhoramentos no interior e exterior do santuário, a começar pelo desnivelamento da artéria que passa diante do recinto da esplanada e da igreja da Santíssima Trindade.
SISF/RM