Fátima: Comemorações do Centenário das Aparições iniciam a 1 de Dezembro

Jornada nacional no Centro Pastoral Paulo VI

O início da comemoração do centenário das aparições de Fátima está agendado para a tarde do dia 1 de Dezembro.

O Santuário prepara uma tarde solene e de festa para marcar o momento inicial de sete anos de caminhada, até 2017.

Esta será a primeira de um conjunto de iniciativas que o Santuário propõe para assinalar, “um acontecimento marcante para a vida e para a fé dos cristãos, para Portugal e para o Mundo”, nas palavras do Reitor da instituição.

“Esta jornada é especialmente dirigida aos presidentes e colaboradores nas celebrações do Santuário, organizadores de peregrinações, padres, comunidades religiosas de Fátima, colégios de Fátima, guias de turismo, jornalistas, entidades civis e militares da região, e todos aqueles que de algum modo possam ter intervenção na transmissão da palavra aos peregrinos, turistas e visitantes do Santuário de Fátima”, informa o Reitor, padre Virgílio Antunes.

“É nosso desejo que haja uma grande sintonia na palavra a transmitir, tendo em vista o envolvimento de todos os peregrinos, e mesmo de todos os crentes de Portugal, neste grande projecto do centenário das aparições de Fátima”, sublinha.

Em dia de feriado nacional em Portugal, para permitir a participação de todos os interessados, será apresentado o itinerário temático para o septenário, elaborado por uma comissão teológica, a partir das Memórias da Irmã Lúcia. 

Programa

14:00 – Abertura da exposição sobre as aparições do Anjo, na sala ao lado da capela do Lausperene, na Igreja da Santíssima Trindade.

14:45 – Momento musical, no Centro Pastoral Paulo VI.

Apresentação do programa da jornada.

Apresentação de novo volume da Documentação Crítica de Fátima (volume V, tomo 2).

15:00 – Palavra do Bispo de Leiria-Fátima.

15:30 – Apresentação do programa do Centenário das Aparições e do tema do ano pastoral de 2010-2011, pelo Reitor do Santuário.

16:30 – Conferência sobre o tema do ano pastoral –  João Duque.

17:30 – Alocução final, pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa.

Momento musical.

LeopolDina Simões, Sala de Imprensa

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top