Fátima: Centenas de milhares reunidos no 13 de maio

Celebração evoca este ano a memória de João Paulo II

Fátima, Santarém, 13 mai 2011 (Ecclesia) – Mais de 200 mil peregrinos estão reunidos em Fátima, esta manhã, para as celebrações do 13 de maio, este ano convocada pelos bispos portugueses como celebração nacional de “ação de graças” pela beatificação de João Paulo II.

Aos peregrinos foi distribuída uma pagela com a imagem do Papa polaco, beatificado a 1 de maio, por Bento XVI, e o texto da oração que Karol Wojtyla (1920-2005) pronunciou aquando da primeira das três visitas ao Santuário, em 1982.

O texto falava no “cumprimento da profecia da Virgem de Fátima, à qual João Paulo II atribuía o facto de ter escapado com vida ao atentado que, precisamente a 13 de maio, o deixara às portas da morte, em 1981, na Praça de São Pedro, Vaticano.

Além da pagela, os peregrinos vão poder acompanhar, através de ecrãs gigantes espalhados pelo recinto, um vídeo com os principais momentos das passagens do Papa polaco por Fátima, em 1982, 1991 e 2000, projetado no final das cerimónias.

A peregrinação é presidida pelo cardeal Sean O’Malley, arcebispo de Boston, que na noite de quinta-feira disse que a mensagem de Fátima é “crucial” num mundo abalado pela “violência”, e onde a morte de Bin Laden, líder da Al-Qaeda, lembra “o confronto entre o ocidente cristão e os expoentes radicais do islão”.

 “A mensagem de Fátima com a sua visão apocalíptica veio num momento crucial da nossa história”, sublinhou Sean O’Malley, aludindo às seis aparições da Virgem Maria que ocorreram na Cova da Iria entre maio e outubro de 1917, segundo o testemunho das crianças Francisco Marto, Jacinta Marto (beatificadas em 2000) e Lúcia dos Santos.

O cardeal norte-americano recordou as palavras do Papa Bento XVI quando, há um ano, presidindo às celebrações no mais importante santuário católico de Portugal, apontava os pastorinhos como exemplo de “amor de fraternidade e de partilha” para construir “a civilização do amor e da paz”.

Segundo o Santuário de Fátima, juntaram-se ao arcebispo de Boston, na eucaristia na noite de 12 de maio, 288 padres e 23 bispos, para além de grupos organizados vindos de 24 países de todo o mundo.

A Guarda Nacional Republicana apontou para a presença de 200 mil peregrinos, número que se repete hoje, numa manhã de sol na Cova da Iria.

No Santuário estão presentes várias dezenas de polacos, integrados em oito peregrinações organizadas, anunciaram os responsáveis pela instituição, no início da celebração da missa.

156 grupos de peregrinos anunciaram-se, junto do Serviço de Peregrinos (SEPE) do Santuário de Fátima, como participantes nas celebrações da manhã deste dia 13.

Estes grupos são oriundos dos seguintes países: Portugal (52 grupos), Alemanha (12), Austrália, Áustria, Benin, Brasil (5), Cabo Verde, Correia do Sul, Croácia, Eslováquia, Espanha (10), Estados Unidos (4), França (6), Gibraltar, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália (22), Malásia, México, Polónia (8), Reino Unido (4), Ilha da Reunião, Suíça (4), Trindade e Tobago, Ucrânia e Venezuela.

LS/OC

Notícia atualizada às 10:54

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top