10.ª edição das Jornadas do Conhecimento arrancam esta sexta-feira, em Seia
Seia, 02 mar 2017 (Ecclesia) – A 10.ª edição das Jornadas do Conhecimento, que a Galeria Paz de Espírito em Seia organiza a partir desta sexta-feira, com o apoio da Diocese de Guarda, vai ter como tema principal o Centenário das Aparições de Fátima.
Em entrevista ao Programa ECCLESIA, para acompanhar esta tarde a partir das 15h00 na RTP2, Paulo Caetano, um dos impulsionadores das jornadas, destacou a importância de abordar 100 anos de um acontecimento que marcou não só a vivência cristã em Portugal mas também a própria identidade nacional.
“Nós no interior do país procuramos também estar junto da atualidade. E desde logo procurámos junto do Santuário de Fátima dizer que estaríamos disponíveis para prolongar, para sermos o eco da mensagem de Fátima”, realça aquele responsável.
Na agenda destas Jornadas do Conhecimento, que vão decorrer até 30 de abril em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, o ponto mais alto do país, está em destaque a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora ao Arciprestado de Seia.
Durante um mês, ela irá estar em todas as paróquias daquele concelho, dando assim ainda maior sentido ao tema do evento.
Para Paulo Caetano, esta será uma visita “especial” para as comunidades de Seia, também porque a última vez que contactaram com a Imagem Peregrina foi “há dois anos” e “apenas num dia”.
“Foi pouco tempo e aguçou o apetite para que solicitássemos ao Santuário de Fátima a possibilidade de não ser um dia no Arciprestado de Seia, mas um dia em cada paróquia”, acrescentou.
Ao longo dos dias das jornadas, até 30 de abril, haverá espaço para várias conferências, com destaque para figuras ligadas ao Santuário de Fátima e à Igreja Católica, incluindo na área da comunicação.
A abertura do certame, esta sexta-feira dia 3 de março às 21h00, será feita com uma intervenção do reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas, na igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Seia.
No dia 7 de abril, as pessoas terão oportunidade de escutar o padre Manuel Morujão, sacerdote jesuíta e antigo porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, desta vez no salão da igreja paroquial de Santiago
A terceira conferência das jornadas, prevista para dia 21 de abril na igreja de São Martinho, sempre à mesma hora, terá como protagonista Paulo Rocha, diretor da Agência ECCLESIA.
No plano recreativo e cultural, estão previstos dois concertos, no dia 18 de março com o padre José Luís Borga e no dia 30 de abril, com o grupo ‘Voz Angelis’, apadrinhado por diversas dioceses do país.
A organização destaca ainda a oportunidade que será dada para o lançamento de várias publicações, exposições e workshops, com realce para uma obra sobre ‘O Património Azulejar da Diocese da Guarda’ (2 de abril) e uma mostra dedicada aos ‘Santuários Marianos no Concelho de Seia’, nesse mesmo dia.
O projeto das ‘Jornadas do Conhecimento’ nasceu por iniciativa de um conjunto de leigos católicos, fora da estrutura institucional da Igreja, com o objetivo de trazer à região de Seia um espaço de debate e de partilha, de aprendizagem e reflexão que há 10 anos “não” existia, frisa Paulo Caetano.
Ao longo dos anos, a iniciativa tem contado com mais apoios, desde a Diocese da Guarda ao Arciprestado de Seia, passando pela Câmara Municipal de Seia, a União de Freguesias e a Misericórdia locais, a Paulus Editora, o Agrupamento de Escolas, os Professores de Educação Moral e Religiosa Católica, e a própria Agência ECCLESIA, ao nível da comunicação.
HM/JCP