Estrofes exaltam a figura de Nossa Senhora na História da Humanidade e do Santuário
Fátima, Santarém, 23 Fev 2011 (Ecclesia) – Está escolhida a letra oficial para o hino do Centenário das Aparições de Fátima, um evento marcado para 2017 mas que o Santuário mariano já está a assinalar, com iniciativas religiosas e culturais.
“A primeira parte é de carácter mais teológico e evangélico e os últimos versos são sempre referentes à mensagem de Fátima” revela o padre Virgílio Antunes, reitor do Santuário.
Em declarações publicadas hoje pela Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o sacerdote adianta que “cada estrofe ressalta a figura de Nossa Senhora na história da humanidade e nas aparições”.
De um total de 29 propostas, apresentadas através da abertura de um concurso nacional, a letra vencedora surgiu da imaginação de Marco Daniel Duarte, um funcionário do Santuário, já com larga experiência na pastoral litúrgica.
Membro do Secretariado de Liturgia da Diocese da Guarda, região de onde é natural, o autor conta que grande parte da sua inspiração surgiu da “Boa Nova de Cristo contida na Escritura”.
“Como Maria apresentou Jesus aos magos e aos pastores, também apresentou, em Fátima, o seu Filho à humanidade; como Maria orava na assembleia cristã, assim continua a interceder pela humanidade”, explica Marco Daniel Duarte, classificando o texto como “uma oração” que, enquanto autor, “teve o privilégio de ser o primeiro a rezar”.
O leigo espera agora “ouvir o hino nos lábios dos peregrinos”.
As 13 estrofes do hino – um número que faz referência ao dia das aparições – foram escolhidas por um júri que, para além do reitor do Santuário, contou com os sacerdotes Vítor Coutinho, professor da Universidade Católica Portuguesa, e Tolentino Mendonça, director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Ambos têm colaborado na promoção do Centenário das Aparições, neste primeiro ano de comemorações, denominado “Santíssima Trindade: Adoro-Vos profundamente”.
O escritor Vasco Graça Moura e a especialista em estudos clássicos Maria Helena da Rocha Pereira foram outras figuras que contribuíram para esta primeira fase de selecção liturgica.
Para que o hino oficial do Centenário esteja completo, falta agora escolher a música que dará vida à letra, um concurso que deverá ser iniciado em breve, por parte do Santuário de Fátima.
JCP