Fátima/Centenário: 50 milhões de peregrinos confirmam «Santuário global»

2017 foi o ano que trouxe mais pessoas à Cova da Iria

Fátima, 02 nov 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima estima em cerca de 50 milhões de pessoas os participantes nas celebrações religiosas do ciclo comemorativo do Centenário das Aparições, entre 2010 e 2017, anunciou hoje a instituição em conferência de imprensa.

O padre Carlos Cabecinhas, reitor da instituição, disse que este período confirmou a “dimensão mundial de Fátima”, como Santuário e como Mensagem, com uma participação que “superou” as expectativas “mais otimistas”.

“A variedade de proveniências de peregrinos que, a cada ano, acorrem a Fátima, comprova que este é, de facto um Santuário global”, disse o responsável, aludindo, em particular, a “aumento significativo” de peregrinos estrangeiros.

No total, estima-se que tenham passado pelo santuário mais de 70 milhões de pessoas entre finais de 2010 e outubro de 2017.

O padre Carlos Cabecinhas afirmou que, “sem dúvida”, 2017 foi “o ano com mais peregrinos”

O reitor do Santuário de Fátima falou do ciclo celebrativo, construído em volta de três palavras, “memória, gratidão e compromisso”.

Nestes anos decorreram conferências, cursos, simpósios e congressos, concursos, exposições e espetáculos que mostraram a “atualidade” da Mensagem de Fátima, traduzida em particular nas celebrações religiosas e nas peregrinações.

O destaque foi para a “grande peregrinação” de 12 e 13 de maio, presidida pelo Papa, com a canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto.

Para o padre Carlos Cabecinhas, estes sete anos ajudar à “redescoberta, aprofundamento e vivência” da Mensagem de Fátima, que tem um forte “impacto” na vida de muitas pessoas.

O sacerdote manifestou a intenção de “manter a oferta cultural” aos peregrinos após o Ano Jubilar em Fátima, que se conclui a 26 de novembro, encerrando o ciclo de celebrações do Centenário das Aparições.

A partir do dia 3 de dezembro, começa um novo ciclo de três anos, que pretende dar continuidade a esta dinâmica.

A jornada de abertura do novo ano pastoral decorre no dia anterior, no Centro Pastoral Paulo VI.

O reitor do Santuário de Fátima informou ainda que as consequências dos sismos na região central da Itália levaram a um “adiamento” da exposição prevista para 2018 na Praça de São Pedro, Vaticano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR