Fátima: Casa-Museu Beato João Paulo II na Polónia vai ter pedaço de terra do Santuário

Instituição quer mostrar às pessoas os principais momentos da vida do antigo Papa, a começar pelos locais de peregrinação

Fátima, Santarém, 12 out 2011 (Ecclesia) – Uma delegação da Casa-Museu da família do beato João Paulo II, que está a ser construída em Wadowice, na Polónia, esteve hoje em Fátima para levar um pedaço de terra do santuário mariano.

De acordo com o diretor da Casa-Museu, esta iniciativa faz parte de um plano da instituição para “ter expostos bocados de terra de todos os sítios onde o antigo Papa esteve em peregrinação”.

“Queremos mostrar que João Paulo II não era um simples turista, mas um verdadeiro Pastor, como São Paulo, transportador do Evangelho e da Fé”, explicou o padre Pawel Danek, em declarações aos jornalistas, na sala de receções da Reitoria.

O museu vai ficar instalado na casa onde o Papa polaco nasceu, em 1920, na cidade de Wadowice, e será composto por quatro pisos que procurarão recordar a vida de Karol Wojtyla, desde a sua infância, a família, o caminho como padre e o seu contacto com o mundo.

“Todos os anos, a cidade é visitada por cerca de um milhão de peregrinos, e a intenção é aproximar também os jovens da região”, explicou ainda Pawel Danek.

O pedaço de terra foi retirado junto da Azinheira Grande, ao lado da Capelinha das Aparições.

De acordo com o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, trata-se de uma ocasião de “alegria e contentamento, não só porque João Paulo II visitou Fátima três vezes mas porque os fiéis sempre o viram como um peregrino”.

“Sabemos que Fátima estava no coração do Papa, como ele também estava no nosso”, sublinhou o sacerdote.

O local de culto mariano vai ficar ligado à Casa-Museu de Wadowice através de pelo menos dois pontos de exposição.

Um dos espaços da instituição vai ser dedicado ao atentado que João Paulo II sofreu, a 13 de maio de 1981, e recordar a primeira visita de Karol Wojtyla a Fátima, um ano depois, quando depositou no altar de Nossa Senhora de Fátima a bala que o atingiu.

O outro, reservado às peregrinações do Papa polaco pelo mundo, apresentará ao público as outras incursões de João Paulo II pela Cova da Iria, uma em 1991, no décimo aniversário do atentado, e a outra em 2000, quando beatificou os pastorinhos Francisco e Jacinta.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR