Cerca de 250 mil pessoas, com as suas velas, rezaram pelas vítimas dos conflitos na Ucrânia e na Terra Santa
Fátima, 12 mai 2024 (Ecclesia) – O presidente das celebrações do 13 de maio convidou os peregrinos presentes em Fátima a confiar na “misericórdia” da Virgem Maria, numa cerimónia em que se rezou pela paz no mundo.
“Não tenhamos medo de lhe apresentar tudo, os pedidos que nos fizeram, os nossos próprios. Coloquemo-los sob o olhar, os olhos de misericórdia da nossa Mãe”, assinalou o arcebispo de Barcelona (Espanha), cardeal Juan José Omella, na homilia da Celebração da Palavra, esta noite, perante milhares de peregrinos que encheram o recinto desde as primeiras horas da noite.
Após a procissão de velas, no recinto de oração da Cova da Iria, o responsável convidou todos a rezar pela paz e a “conversão dos pecadores”, a começar por si próprio.
“Os olhos da Virgem Maria são olhos de misericórdia”, indicou o cardeal Omella, que falou de um olhar de mãe, onde fica impressa “para sempre” a imagem de cada filho.
Numa homilia improvisada, o presidente da celebração recitou a oração de São Bernardo de Claraval a Maria, “Estrela do Mar”: “Se, perturbado pela lembrança da enormidade de teus crimes, confuso à vista das torpezas de tua consciência, aterrorizado pelo medo do Juízo, começas a te deixar arrastar pelo turbilhão da tristeza, a despenhar no abismo do desespero, pensa em Maria”.
Se ela te sustenta, não cairás; se ela te protege, nada terás a temer; se ela te conduz, não te cansarás; se ela te é favorável, alcançarás bom porto”.
O Santuário de Fátima estimou que cerca de 250 mil pessoas marcaram presença na recitação do terço, que deu início à celebração da noite, e na procissão das velas.
A celebração contou ainda com a presença de dois cardeais, 22 bispos e 193 sacerdotes.
Os participantes foram convidados a rezar pela paz no mundo, “especialmente pelas vítimas dos conflitos na Ucrânia, na Terra Santa e em tantos outros países do mundo”.
“Para que o Senhor ensine o mundo a amar a Paz, a construí-la e a defendê-la, e também guie os responsáveis políticos na construção de um mundo novo”, indicou a intenção de oração, lida em francês.
Os peregrinos recordaram também os cristãos “são discriminados ou perseguidos por causa de Jesus”.
O Santuário de Fátima recebeu a inscrição de mais de 170 grupos organizados de peregrinos, oriundos de 34 países.
A peregrinação internacional aniversária de maio ao Santuário de Fátima faz memória da primeira Aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos, em 1917 e assinala, ainda, o aniversário da canonização de Francisco e Jacinta Marto, “dois dos três Pastorinhos, pelo Papa Francisco, a 13 de maio de 2017.
Esta segunda-feira, a principal celebração da peregrinação internacional começa às 10h00, com procissão, a Missa e bênção dos doentes e a procissão do adeus.
OC