Fátima: Canonistas portugueses vão refletir sobre «causas matrimoniais»

Lisboa, 03 mar 2017 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa de Canonistas (APC) vai promover um encontro sobre causas matrimoniais, antes da sua assembleia plenária, de 6 a 9 de setembro, em Fátima.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Associação informa que o objetivo do encontro é proporcionar uma formação atualizada a quem tem a “missão de estudar e aplicar o Direito Canónico” nos mais variados organismos eclesiais, sobretudo, nos Tribunais Eclesiásticos.

O padre José Maria Coelho, da Diocese de Beja, é o coordenador do 11.º Encontro sobre causas matrimoniais que conta ainda com uma intervenção do bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Manuel Linda, sobre ‘Os fundamentos bíblico-teológicos da justiça’, às 09h30 de 7 de setembro.

A Associação Portuguesa de Canonistas prevê também uma formação específica sobre as “várias peças processuais” que as partes devem elaborar, por si próprias, ou por meio de um patrono ou advogado.

A formação sobre causas matrimoniais vai ser marcada também por uma dimensão prática com o método do estudo do caso que, “pela primeira vez, inclui o estudo de um processo mais breve” diante do bispo, uma nova tipologia de processo criada pela reforma do processo matrimonial canónico determinada pelo Papa Francisco.

Segundo a APC, às 17h30 de 7 de setembro, vai realizar-se a assembleia plenária que vai orientar a ação para o próximo biénio.

A formação da Associação Portuguesa de Canonistas realiza-se na Casa de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima, e a inscrição para alojamento termina a 30 de junho.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top