Fátima: Bispos chamados a debater renovação pastoral da Igreja

Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização pede «participação alargada» das dioceses

Lisboa, 19 ago 2014 ( Ecclesia) – A Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização vai promover em novembro um encontro com os bispos em Fátima, para definir uma linha comum para a “renovação da pastoral da Igreja Católica em Portugal”.

Num comunicado enviado a todas as dioceses, o presidente da Comissão, D. Manuel Linda, recorda a intenção manifestada pelos bispos em abril de 2013, aquando do lançamento de uma nota pastoral que apontava o caminho a seguir neste âmbito.

Apesar da “notável vaga de fundo de dinamismo eclesial que se gerou” e da promessa de “trilhar em comunhão, num só coração e numa só alma”, os “rumos” que eram propostos no documento, passado mais de um ano, são poucos os sinais visíveis desse trabalho.

“Nas dioceses e organismos pastorais, certamente se têm trilhado esses rumos, mas, porventura, poderemos estar a falhar quanto à comunhão”, sustenta o bispo das Forças Armadas e de Segurança.

Nesse sentido, a reunião em Fátima, marcada para 4 de novembro, pretende dar oportunidade aos bispos e coordenadores diocesanos “que o desejarem”, de partilharem “experiências e realizações que possam interessar a todos e, se for o caso, promover ações conjuntas ou mesmo uma pastoral de conjunto”.

Estão também convidados “os delegados que organizaram a reflexão que conduziu à nota pastoral de 2013, “responsáveis pelos movimentos e obras de apostolado”, especialistas na área da ação pastoral, entre outros agentes e grupos católicos que estejam interessados em participar.

“O ideal será uma participação alargada”, sublinha D. Manuel Linda.

Com início previsto para as 10h00, na Casa de Nossa Senhora das Dores, este encontro “informal” contará com a coordenação de D. António Moiteiro Ramos, bispo de Aveiro, e de D. José Augusto Traquina, bispo auxiliar de Lisboa.

No final será feita a síntese dos trabalhos e terá lugar uma comunicação do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top