Fátima: Bispo quer responsabilidade no acolhimento a peregrinos e turistas

D. António Marto aproveitou encontro com agentes desta área para recordar importância espiritual do Santuário mariano, em Portugal e no Mundo

Fátima, Santarém, 16 fev 2012 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima espera que os agentes que trabalham diariamente no acolhimento a peregrinos e turistas, no Santuário de Fátima, se destaquem pela sua responsabilidade cristã e profissional.

Lembrando a importância que aquele local de culto assume hoje, em Portugal e no mundo, enquanto “símbolo de paz, reconciliação e de unidade de corações, povos e culturas”, D. António Marto convida as pessoas “a serem, com a sua presença e a sua atividade, testemunhas de Cristo no Mundo”.

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, pelo gabinete de imprensa do Santuário de Fátima, o prelado lançou este desafio na última quarta-feira, durante um encontro temático sobre o trabalho de acolhimento que é feito naquela cidade.

Para o bispo de Leiria-Fátima, trata-se de uma matéria cada vez mais importante, num mundo onde, apesar da “crise de valores” e do fenómeno da “secularização”, ainda há “uma busca de paz e de espiritualidade, acompanhada pelo reconhecimento da importância do elemento religioso”.

“Como todos os santuários, também o nosso participa da missão evangelizadora da Igreja e dos desafios que hoje se lhe põem” sublinhou D. António Marto, para quem é preciso formar as pessoas envolvidas “com dignidade, atenção e amor”.

Mais do que atender aos “interesses económicos”, os agentes turísticos e comerciais precisam de estar “conscientes da função humana, social, cultural e evangelizadora que desempenham”, exortou.

Profissionalismo, atenção, cordialidade, diálogo, respeito pela sensibilidade e cultura dos visitantes, valorização das visitas aos lugares religiosos e informação acessível foram alguns dos pontos-chave que o prelado deixou aos participantes do encontro, incentivando-os a transformarem o Santuário de Fátima num local “digno de tudo”.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR