Fátima: Bispo pede «maior visibilidade» para religiosos e religiosas

D. António Marto celebrou Dia do Consagrado no Santuário mariano

Fátima, Santarém, 02 fev 2012 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima sublinhou hoje a necessidade de se promover uma presença mais efetiva de religiosos e sacerdotes no meio da sociedade, aproveitando a celebração do Dia do Consagrado.

“A vida consagrada precisa de visibilidade na Igreja e no Mundo, para dar a conhecer o rosto de Deus, as suas maravilhas de amor e a caridade com que as realiza”, afirmou D. António Marto, esta manhã, durante uma celebração eucarística no Santuário de Fátima.

De acordo com uma nota da Sala de Imprensa daquele local de culto mariano, foram muitos os fiéis que se deslocaram à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, para participarem num momento de louvor a Deus e assistirem à renovação dos votos de todos aqueles que, através dos mais diversos carismas, se encontram ao serviço da Igreja Católica.

O bispo leiriense pediu a todos os consagrados para que sejam testemunho “da primazia de Deus na vida”, no meio de uma sociedade que “vive um eclipse de Deus nas famílias, nas consciências, na sociedade e na cultura”.

Desafiou-os ainda a quebrarem as barreiras de um “mundo, apático e individualista”, através de um espirito de “fraternidade” e de uma aposta decidida na “evangelização”.

Ao longo do seu discurso, D. António Marto recordou ainda os propósitos que nortearam a instituição do Dia do Consagrado, em 1997, por iniciativa do Beato João Paulo II.

Para o prelado, o Papa polaco idealizou esta celebração para dar “graças pelo dom da vida consagrada que enriquece e alegra a Igreja” e para promover entre o povo de Deus “o conhecimento e a estima pela vida” destes homens e mulheres.

Ao mesmo tempo, trata-se de uma forma de “todas as pessoas consagradas celebrarem juntas as maravilhas que o Senhor realiza nelas e através delas”, acrescentou.

O bispo de Leiria-Fátima terminou a sua intervenção recordando os consagrados falecidos e pedindo a intercessão de Deus e a oração dos fiéis a favor do “fortalecimento” dos votos de “todos aqueles que sofrem pelo crescimento  do Reino de Deus”.

Os membros das congregações religiosas fazem a profissão pública dos conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, assumidos por votos ou outros vínculos, vivendo em comunidade.

O Dia do Consagrado é assinalado pela Igreja Católica a 2 de fevereiro, festa litúrgica da Apresentação do Senhor, em que a principal leitura bíblica recorda a ida da mãe de Jesus ao templo de Jerusalém para oferecer o seu filho a Deus, obedecendo aos preceitos judaicos.

Em diversas dioceses de Portugal, a data é assinalada com vigília de oração e missa, celebrações normalmente presididas pelo bispo.

LDS/SISF/OC/JCP

Partilhar:
Scroll to Top