Celebração foi programada pelo Santuário de Fátima e o Serviço de Pastoral Familiar da Diocese de Leiria-Fátima


Fátima, 31 mar 2025 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima presidiu este domingo ao Jubileu das Grávidas, promovido pelo Santuário de Fátima no âmbito do Ano Santo 2025.
D. José Ornelas, citado pela página da instituição, apontou a um comportamento justo e fraterno, no ideal de “um povo que caminha guiado por Cristo”, ancorado no exemplo do seu coração misericordioso e, por isso, pronto para o “encontro com Cristo, o princípio transformador para uma nova vida”.
Falando na celebração dominical, na Basílica da Santíssima Trindade, o responsável católico destacou a “grande palavra da misericórdia” apresentada na passagem do Evangelho segundo São Lucas, conhecida como a parábola do filho pródigo.
As grávidas receberam de D. José Ornelas a bênção à vida que em si transportam, e uma palavra para o “sinal da vida fecunda do amor e de Deus que inspira e renova, de um modo novo, as famílias que acolhem os seus filhos e filhas”.
“Que Maria e José de Nazaré vos inspirem e ajudem a criar o ambiente propício para que o menino ou menina reconheça sempre em vós o regaço carinho do Pai/Mãe do céu que acompanha com carinho, paciência e coragem, todos os seus filhos e filhas”, apontou.
Neste Ano Jubilar, dedicado pelo Papa Francisco à esperança, as mulheres grávidas foram convidadas a peregrinar ao Santuário de Fátima.
O programa do dia começou com a recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, às 10h00, seguindo-se a Missa, numa organização do Santuário de Fátima e do Serviço de Pastoral Familiar da Diocese de Leiria-Fátima.
OC