Fátima: Bispo de Coimbra destaca santuário enquanto polo de encontro com Deus e com uma Igreja atenta à humanidade

Identidade do local de culto é marcada pela oração mas também por um constante apelo à missão, realça D. Virgílio Antunes

Fátima, Santarém, 22 jul 2013 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra destacou este domingo a importância do Santuário de Fátima enquanto ponto de encontro com Deus e símbolo de uma Igreja Católica atenta e ativa perante as dificuldades dos homens.

Numa eucaristia marcada pela 36.ª Peregrinação Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF),  D. Virgílio Antunes salientou que Fátima é hoje reconhecida como “um lugar por onde Deus passa, onde toca o coração das multidões e onde opera a graça de conversão do íntimo de muitas pessoas”.

Durante a homilia, enviada à Agência ECCLESIA, o prelado dirigiu-se especialmente aos membros da associação canónica presentes na celebração, sublinhando que a missão de cada mensageiro de Fátima é viver a fé e trabalhar em ordem à conversão pela via mariana, ajudando os homens a chegar a Jesus por meio de Maria”.

No entanto, a identidade do Santuário não é definida apenas por esta componente de “oração” – representa também um convite permanente à “missão de evangelização e catequese”, ao apoio aos “pobres, doentes e pecadores”, acrescentou.

A peregrinação do MMF, que contou com a participação de centenas de pessoas vindas de todas as dioceses de Portugal continental, dos Açores e da Madeira, teve como lema “Não tenhais medo”, retirado do programa pastoral deste ano do Santuário de Fátima.

Na tarde de sábado, o bispo de Leiria-Fátima, destacou a importância do tema enquanto símbolo da “confiança e de esperança” que Deus quer levar a todas a humanidade.

D. António Marto, que é também assistente geral do MMF, disse que aquela frase, expressa por Maria aos três pastorinhos representa a “grandeza da misericórdia de Deus, que é capaz de pôr um limite ao mal, usando para isso uma linguagem materna e do coração”.

SISF/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top