Fátima: Bispo de Beja preside à Peregrinação Internacional de setembro ao santuário

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 12 set 2024 (Ecclesia) – O novo bispo de Beja, D. Fernando Paiva, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de setembro a Fátima, que faz memória da quinta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, hoje e sexta-feira, dias 12 e 13 deste mês, informou o santuário mariano.

D. Fernando Paiva, de 61 anos, do presbitério de Setúbal, foi ordenado bispo e tomou posse da Diocese de Beja no dia 7 de julho, após ter sido nomeado 15.º bispo de Beja, pelo Papa Francisco, no dia 21 de março, sucedendo a D. João Marcos.

O Santuário de Fátima divulga também o programa das celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de setembro, que têm início, no dia 12 de setembro, às 21h30, com a recitação do rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo- se a procissão das velas e a celebração da Palavra, no Altar do Recinto de Oração.

O dia 13 de setembro, sexta-feira, começa com a procissão eucarística no Recinto de Oração, às 07h00, o rosário na Capelinha das Aparições, às 9h00, seguindo-se a Missa, com a bênção dos doentes e a procissão do adeus, que encerra as celebrações desta peregrinação aniversária a Fátima.

A peregrinação de setembro faz memória da quinta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos e, segundo o santuário mariano da Cova da Iria, já se fizeram anunciar 40 grupos de peregrinos oriundos de países de quatro continentes – Europa, África, Ásia e América: Portugal, África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Croácia, Espanha, Estados Unidos, França, Haiti, Itália, Malta, México, Polónia, Porto Rico e Senegal.

Foto: João Marques/Diocese de Setúbal

Sobre o presidente da Peregrinação Internacional Aniversária de setembro, D. Fernando Paiva nasceu a 26 de novembro de 1962, em Oliveira (São Pedro do Sul), na Diocese de Viseu, licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, antes de entrar no Seminário; em 2004, concluiu a Licenciatura em Teologia, na Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, e, em 2013, o grau de Mestre em Filosofia da Religião e Fenomenologia Religiosa.

O bispo de Beja foi ordenado presbítero no dia 10 de abril de 2005, na Diocese de Setúbal onde foi pároco de Nossa Senhora da Anunciada, membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis, foi prefeito, ecónomo e vice-reitor do Seminário Maior de São Paulo de Almada, entre 2015 e 2017; o bispo sadino, cardeal D. Américo Aguiar, nomeou-o vigário-geral em dezembro de 2023.

CB

Partilhar:
Scroll to Top