Fátima: Bispo agradece «acolhimento» da Igreja Católica no Luxemburgo a emigrantes portugueses

D. António Marto encerrou peregrinação internacional de agosto, presidida pelo arcebispo do Grão-Ducado

Fátima, Santarém, 13 ago 2013 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima agradeceu hoje o “acolhimento” que é dado pela Igreja Católica no Luxemburgo aos emigrantes portugueses, no final da peregrinação dedicada aos migrantes e refugiados, presidida pelo arcebispo do Grão-Ducado.

“Em nome pessoal e em nome de todos os peregrinos, quero agradecer de uma maneira particular ao presidente desta peregrinação, D. Jean-Claude Hollerich, arcebispo do Luxemburgo”, disse D. António Marto, no final da missa conclusiva da celebração internacional de 13 de agosto, no Santuário de Fátima.

O prelado deu os “parabéns” ao arcebispo Hollerich pelo “esforço de aprender” o português, língua em que falou, para “poder contactar” com os 83 emigrantes lusos que trabalham no Luxemburgo.

“Quero agradecer-lhe o acolhimento que a Igreja no Luxemburgo proporciona ao nosso queridos irmãos e irmãs emigrantes e agradecer a sua presença, a sua presidência e a bela mensagem de esperança e consolação que nos transmitiu. Muito obrigado”, acrescentou D. António Marto.

O bispo de Leiria-Fátima tinha começado por elogiar a experiência de “comunhão fraterna” na “variedade dos povos, das línguas, das culturas” que se viveu em Fátima.

“Sentimo-nos todos irmanados na mesma fé em Jesus Cristo, no mesmo amor à nossa mãe espiritual”, referiu.

Em conclusão, D. António Marto recordou aos peregrinos que a imagem venerada na Capelinha das Aparições vai estar no Vaticano, entre 12 e 13 de outubro, para a jornada mariana no Ano da Fé, a pedido dos Papas Bento XVI (hoje emérito) e Francisco.

O prelado leu uma passagem da carta que lhe dirigiu o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, na qual se referia que é “um desejo vivo do Santo Padre que a Jornada Mariana possa ter como especial sinal um dos ícones marianos entre os mais significativos para os cristãos em todo o mundo”.

“Eis uma grande distinção, uma grande honra para o nosso santuário”, declarou o bispo de Leiria-Fátima.

A celebração de 13 de outubro, no Vaticano, vai incluir uma consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.

Em Fátima, a peregrinação internacional será presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, “que assim exprime maior e mais íntima ligação do santuário e dos peregrinos com o Santo Padre”, concluiu D. António Marto.

OC

Partilhar:
Scroll to Top