Obra composta por três esculturas é da autoria de Paulo Neves
Fátima, 16 dez 2017 (Ecclesia) – A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima apresenta aos peregrinos, nos tempos do Advento e do Natal deste ano, um novo presépio, três esculturas da autoria de Paulo Neves.
O conjunto escultórico foi la na nave, junto à entrada, do lado da Epístola; o presépio é desenvolvido em madeira de cedro esculpida e tem uma volumetria de 350x200x200cm.
“A instalação, encomendada pelo Santuário de Fátima, recupera a Sagrada Família e, na figura de Maria, o Escultor faz aparecer um coração sobre o peito materno da Virgem”, refere um comunicado da instituição católica, enviado à Agência ECCLESIA.
O escultor Paulo Neves recebeu, entre outros, o Prémio Águas do Minho e Lima, XIII Bienal de Cerveira; Prémio aquisição XIV Bienal de Cerveira, Fundação Eugénio de Almeida; o primeiro prémio concurso para monumento ao Magriço, promovido pela Câmara Municipal de Penedono, em 2000.
“Como noutras obras do seu ‘curriculum’, o autor trabalha a figura humana a partir da valorização da forma arcaica que a arte dos inícios do século XX veio enaltecer (cf. movimentos estéticos como o Cubismo), sobretudo a partir do conceito de máscara que surge esculpida a partir da sinuosidade das linhas que o tronco, como matéria prima, dita na hora de sulcar e talhar o lenho”, assinala a nota do Santuário de Fátima.
OC