Fátima: Atribuição do Nobel valorizou quem trabalha de forma «escondida» pela paz, considera D. António Marto

Bispo de Leiria-Fátima rejeitou distinções a quem apenas «enche a boca de solidariedade»

Fátima, Santarém (Leiria) – D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, exprimiu a sua “congratulação” pela atribuição do Nobel da Paz à Organização para a Proibição das Armas Químicas valorizando quem trabalha de forma “escondida”.

Para o bispo de Leiria-Fátima, esta atribuição distingue uma Organização que “não estava na ribalta nem na comunicação social” e representa “milhares de pessoas” que trabalham de forma escondida na causa da paz.

“Criam uma mentalidade de paz, fazem descobrir elementos desconhecidos que podem perturbar a paz no mundo e envolvem muita gente”, afirmou o bispo de Leiria-Fátima.

“Congratulo-me especialmente porque a comissão que atribui a Nobel da paz o faz olhando para a base e não apenas para figuras cimeiras”, afirmou D. António Marto.

Recordando distinções em anteriores pelo Comité Nobel, nomeadamente à União Europeia no ano de 2012, o bispo de Leiria-Fátima denunciou os políticos que “enchem a boca de solidariedade mas depois na prática ela não existe”.

“Que a União Europeia assuma as suas responsabilidades. E isso tem faltado”, sublinhou D. António Marto recordando o desafio que o Papa Francisco dirigiu ao presidente do Parlamento Europeu, esta sexta-feira, numa audiência no Vaticano.

Na conferência de imprensa de apresentação da peregrinação internacional aniversária de outubro, o bispo de Leiria-Fátima congratulou-se também pela anunciada canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II por serem “dois artífices da paz e do diálogo”.

“Mantenhamos firme a confiança” é o tema da última peregrinação internacional de 2013, um “momento celebrativo culminante” do Ano da Fé no Santuário de Fátima.

A peregrinação ao Santuário de Fátima de 12 e 13 de outubro é presidida pelo cardeal secretário de Estado do Vaticano, D. Tarcisio Bertone, convidado pelo bispo de Leiria-Fátima a estar em Portugal nos dias em que a imagem da Capelinha das Aparições está em Roma para a Jornada Mariana, no contexto do Ano da Fé

PR

Partilhar:
Scroll to Top