Fátima: Arcebispo do Rio de Janeiro diz que fé é capaz de transformar sociedade

Missa do 13 de maio marcada por apelos à confiança em Deus perante mundo em mudança

Fátima, Santarém, 13 mai 2013 (Ecclesia) – O arcebispo do Rio de Janeiro afirmou hoje em Fátima que a fé dá força aos cristãos, mesmo nas situações mais difíceis, e “faz a diferença” para transformar a sociedade.

“Que a presença da Igreja, das pessoas no mundo, leve o mundo a ser diferente”, disse D. Orani Tempesta na homilia da missa do 13 de maio, que encerra a peregrinação internacional aniversária a que preside.

O responsável falou dos “sonhos de que os tempos sejam diferentes” partilhados por muitos peregrinos de Fátima, esperando “tempos novos para as pessoas, para a sociedade, para as famílias”.

A homilia partiu de uma passagem das cartas do apóstolo São Paulo, ‘tudo contribui para o bem dos que amam a Deus’, defendendo a necessidade de “conversão” em cada momento da vida.

“Não podemos ter medo de colocar em prática a Palavra de Deus”, advertiu.

O arcebispo do Rio de Janeiro recordou que este domingo quis “consagrar à Maria a Jornada Mundial da Juventude”, deste ano, que vão decorrer em julho na cidade brasileira, “assim como, os jovens do mundo inteiro”.

“Os jovens que se de deslocam para as Jornadas Mundiais são chamados a  serem sinais desse novo tempo, num mundo em transformação” e “traduzir cada vez mais a alegria de ser cristão”, observou.

D. Orani Tempesta aludiu ao lema escolhido pelo Santuário de Fátima para as peregrinações deste ano, ‘Não tenhais medo’, as primeiras palavras de Nossa Senhora aos pastorinhos nas aparições de 1917.

“Não estamos sozinhos nas tribulações da vida. Maria, nossa Mãe celestial nunca nos deixará”, disse aos presentes.

Antes de se referir à consagração do pontificado do Papa Francisco à Virgem de Fátima, o arcebispo do Rio declarou pediu coragem para “viver a fé cristã num mundo em transformação”.

“Fazer a vontade de Deus, caminhar na conversão para a Jerusalém Celeste e viver na fé sabendo que tudo concorre para aqueles que amam o Senhor é também a mensagem de Fátima para que não tenhamos medo de viver neste tempo a nossa fé acreditando que um mundo novo é possível, pois a Deus, nada é impossível”, explicou.

“Aqui essa mensagem se torna ainda mais potente. Aqui ela deve ser difundida pelo mundo com vigor e com coragem. Aqui, com a fé aprofundada e com os olhos cheios de esperança somos conduzidos a viver a caridade”, prosseguiu.

A celebração conta com a participação do cardeal-patriarca de Lisboa, 37 bispos e 390 sacerdotes, segundo o Santuário de Fátima.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top