Fátima: «Aclamamos Jesus ressuscitado e vivo que hoje quer entrar na nossa cidade» – D. António Marto

Bispo emérito convidou os mais de 15 mil peregrinos a refletirem sobre como se colocam «diante da paixão do Senhor?»

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 14 abr 2025 (Ecclesia) – D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, afirmou que “Jesus quer entrar no mundo com o seu amor e a sua paz”, na homilia da Missa de Domingo de Ramos, que presidiu no santuário da Cova da Iria.

“A proclamação da paixão deve ecoar no profundo do nosso coração como um convite a peregrinar às fontes do amor e da fé, acompanhando Jesus até à cruz”, disse o cardeal português, no recinto de oração de Fátima, citado pelo santuário mariano.

D. António Marto explicou que aclamaram Jesus ressuscitado e vivo que “quer entrar na cidade”: “nas nossas casas, no nosso coração, na nossa vida, na nossa família, no nosso mundo com o seu amor e a sua paz”.

“A paixão de Cristo é a história da paixão e compaixão de Deus pela humanidade.”

Segundo o bispo emérito de Leiria-Fátima, aquele era o momento para rezar a Jesus Cristo e dizer: “Senhor deixei-me enganar, de muitas maneiras te abandonei, fugi do teu amor, esqueci-te, passei ao lado”.

“Agora, aqui estou novamente com confiança em ti para renovar a minha aliança contigo. Preciso de ti. Resgata-me de novo, Senhor; aceita-me e acolhe-me como sou, com as minhas fragilidades, nos teus braços redentores”, acrescentou, no Santuário de Fátima.

Durante a homilia, o bispo emérito de Leiria-Fátima foi convidando os peregrinos refletirem sobre como se colocam “diante da paixão do Senhor?”.

D. António Marto explicou que a bênção e a procissão dos Ramos não pretendem “reconstruir uma procissão etnográfica ou folclórica”, na celebração que marcou o início da Semana Santa.

O Santuário de Fátima informou que participaram mais de 15 mil peregrinos, na Missa de Domingos de Ramos, no recinto de oração, na Cova da Iria, sete grupos de Portugal, também a peregrinação nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo, e nove de outros países e continentes, com destaca para a Ásia, “Indonésia, Coreia do Sul e Taiwan”.

A Igreja Católica iniciou, com a celebração dos Ramos, a Semana Santa, momento central do ano litúrgico, que recorda os dias da prisão, julgamento e execução de Jesus, culminando com a Páscoa, que assinala a ressurreição de Cristo, a mais importante festa do calendário católico.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top