Fátima: Liturgia é uma «realidade viva, não anacronismo» – D. José Cordeiro

Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica decorre em Fátima

Fátima, 28 jul 2025 (Ecclesia) – O Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, disse, esta segunda-feira, no início do Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica que a “Liturgia é vida, não rubricismo; a Liturgia é uma realidade viva, não anacronismo”.

No encontro, que decorre em Fátima, dentre hoje e quinta-feira, o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade referiu que a Liturgia é, “simultaneamente, obra de Cristo e da Igreja”.

Na sessão de abertura desta iniciativa que tem como tema «Liturgia, encontro com Jesus Cristo», D. José Cordeiro sublinhou que a Igreja vive da Liturgia e esta é a sua dimensão decisiva, não exclusiva”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“A Liturgia é a primeira escola de fé e vida espiritual”, acrescentou o Arcebispo de Braga.

O Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica (ENPL) é “uma feliz e consolidada participação da contemplação litúrgica e da reflexão intelectual, servindo para rezar a Liturgia e não só a rezar com a Liturgia”, sublinhou D. José Cordeiro.

A celebração litúrgica “do encontro com Jesus Cristo é sóbria, mas não superficial; profunda, mas não pesada; participada, não assistida”, completou o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade.

LFS

Fátima: A Liturgia é um encontro com Jesus Cristo

Partilhar:
Scroll to Top