Fátima, 08 fev 2018 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima adiantou hoje que 9,4 milhões de peregrinos passaram pela Cova da Iria em 2017, ano em que se concluíram as celebrações do Centenário das Aparições, com a visita do Papa Francisco.
Os dados, enviados à Agência ECCLESIA, foram apresentados durante o 40.º Encontro de Hoteleiros, precisando que desse número, houve 5 milhões de participantes nas Missas.
O Santuário de Fátima fala num “Centenário Global”, destacando a presença de 31,5 mil asiáticos nas novas peregrinações, vindos, em particular, do Vietname, Filipinas, Coreia do Sul e China.
A nível internacional, o maior número de peregrinações chega de Espanha, Itália, Polónia e EUA.
O último ano foi o que trouxe mais peregrinos à Cova da Iria no ciclo de comemoração do Centenário das Aparições (2007-2017), que levou 72 milhões de pessoas ao Santuário nacional.
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, realçou que, neste período, se “consolidou a internacionalização de Fátima”.
“O Centenário das Aparições veio sublinhar a dimensão mundial de Fátima, quer como Santuário, quer como mensagem”, assinalou, na sua intervenção.
O responsável evocou ainda a canonização dos Santos Francisco e Jacinta, presidida pelo Papa Francisco a 13 de maio de 2017.
O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e o reitor do Santuário de Fátima presidiram ao encontro de hoteleiros, no qual os participantes ouviram a conferência ‘Santuário de Fátima, lugar de peregrinação: A alteração da paisagem ao longo de um século de construções’, pelo diretor do Museu do Santuário, Marco Daniel Duarte.
OC