Fátima: 35 mil peregrinos a pé

Patriarca latino de Jerusalém vai presidir às celebrações na Cova da Iria

Fátima, Santarém, 12 mai 2014 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima revelou que cerca de 35 mil pessoas fizeram ou estão a fazer a pé o caminho até à Cova da Iria para participar nas celebrações da peregrinação do 13 de maio.

“[Os peregrinos] Vêm de todo o país e já não só do norte, como era mais caraterístico; vêm de forma mais organizada, acompanhados por guias ou por peregrinos com maior experiência na peregrinação a pé; muitos grupos são de centenas de pessoas”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A presença nas estradas portuguesas é visível desde os últimos dias de abril e tem sido acompanhada por uma campanha das autoridades de segurança, para prevenir acidentes.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário, o padre Manuel Antunes, diretor do Serviço de Associações (SEDO) do Santuário de Fátima e assistente nacional do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), entidade que coordena o acompanhamento dos peregrinos ao longo do percurso, destaca o esforço das autoridades.

“De ano para ano tem melhorado muito o trabalho da GNR, uma presença que entendemos muito importante; temos também verificado o grande empenho das autarquias dos principais lugares por onde passam peregrinos”, sublinha o padre Manuel Antunes.

O Movimento da Mensagem de Fátima tem sob a sua coordenação para esta peregrinação 72 postos de acolhimento distribuídos pelos caminhos de Fátima.

[[a,d,4606,Emisssão 07-05-2014]]Nestes postos trabalham voluntariamente 1500 pessoas ligadas às seguintes entidades: MMF, Ordem de Malta, Cruz Vermelha, Escuteiros e Bombeiros.

Além dos 72 postos fixos, este ano foram criadas sete equipas itinerantes para apoio ao longo do percurso.

A peregrinação aniversária da primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos tem abertura oficial marcada para as 18h30 de hoje, com a presidência de D. Fouad Twal, patriarca latino de Jerusalém.

Em entrevista à sala de imprensa do Santuário de Fátima, D. Fouad Twal adianta as principais intenções de oração que trará a um local onde “Maria continua a irradiar a sua luz, o seu amor de Mãe, os seus ensinamentos”.

“Virei apresentar a Nossa Senhora as súplicas dos seus filhos do Médio Oriente e as dos seus filhos de todo o mundo e, de um modo especial, pedir-lhe-ei pelas necessidades dos cristãos e de todos os habitantes da sua pátria: a Terra Santa. A todos vos peço para que rezem pela Terra de Jesus e de Maria”, refere.

A peregrinação tem como tema ‘Mãe do amor misericordioso’ e encerra-se na terça-feira, a partir das 10h00, com a Eucaristia, bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus.

A GNR pede aos peregrinos que procurem chegar atempadamente às cerimónias, a fim de evitarem filas prolongadas e que, no final, saiam de forma “calma e gradual”.

O trânsito vai cortado estar em várias ruas junto ao Santuário, por razões de segurança.

Até ao momento, 124 grupos de peregrinos, oriundos de 24 países, incluindo Portugal, anunciaram junto do Serviço de Peregrinos do Santuário a intenção de participarem nas celebrações da manhã do dia 13 de maio.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR