Fátima 2017: Santuário reforça acolhimento a Peregrinos a pé

Pela primeira vez, vai haver assistência espiritual em todos os postos de atendimento

Fátima, 16 abr 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai reforçar este ano o apoio aos “milhares de peregrinos” que se deslocam a pé à Cova da Iria por altura das peregrinações aniversárias (maio a outubro).

A instituição prevê que o número “deve aumentar substancialmente” este ano, por se tratar do Centenário das Aparições, “sobretudo a 12 e 13 de maio, com a presença do Papa Francisco”.

“Prevendo um afluxo de peregrinos a pé substancialmente superior (em 2016 foram assinalados 20 mil peregrinos), o Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) e as restantes entidades envolvidas nesta área reforçaram a presença, em termos de postos e de voluntários”, assinala uma nota divulgada na página oficial da visita do Papa a Fátima.

O MMF tem a seu cargo a coordenação de assistência aos peregrinos a pé a Fátima nas peregrinações aniversárias, em colaboração com a Ordem de Malta, a Cruz Vermelha, os Bombeiros, os Escuteiros e a Associação dos Servitas de Nossa Senhora, onde é possível encontrar médicos, enfermeiros e outros voluntários.

“No total, poderão ser 200 mil os peregrinos a pé, ou seja, um número quatro vezes superior ao que se registou em 2016”, assinala a nota.

Uma das novidades para este ano é a assistência espiritual em todos os 70 postos de atendimento aos peregrinos geridos pelo MMF, distribuídos pelo país, mas com maior incidência no norte.

Para poder acudir ao número elevado de peregrinos, foi também reforçado o número de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e outros, totalizando agora 1500 voluntários.

Entre outros locais, vai ser possível encontrar postos de assistência aos peregrinos em Pinheiro de Bemposta, Albergaria-a-Velha, Malaposta, Sabugosa, Santa Luzia, Pedrulha, Almaça, Condeixa, Pombal, Barracão, Caranguejeira, Santa Catarina da Serra, Vendas Novas, Coruche, Almeirim, Pernes, Alcanena, Alcanhões, Riachos, Torres Novas, Minde, Mira, Figueira da Foz, Leiria e Aljubarrota.

OC

Partilhar:
Scroll to Top