Fátima 2017: Proteção Civil lança plataforma online de apoio aos peregrinos

Para dar informações relacionadas com a operação Centenário das Aparições e a visita do Papa Francisco

Fátima, 7 abr 2017 (Ecclesia) – A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) lançou uma plataforma online para disponibilizar aos peregrinos informações inseridas na comemoração do Centenário das Aparições e a vinda do Papa Francisco a Fátima, nos dias 12 e 13 de maio.

De acordo com o coronel Albino Tavares, da ANPC, no recurso 'Operação Fátima 2017', em protecaocivilfatima.pt, as pessoas poderão encontrar dados relacionados com “estradas de acesso” à Cova da Iria e ao Santuário, com um mapa que determina a localização das pessoas através de um sistema de georreferenciação.

Destaque ainda para o fornecimento de atualizações sobre “incidentes ou acidentes que ocorram nesses mesmos acessos e ainda cuidados a ter nos deslocamentos a Fátima”.

No mesmo recurso digital da ANPC, estão indicações relacionadas com “cuidados a ter” durante a peregrinação a pé ou de carro, os “postos de apoio” e “locais de estacionamento”, e os “pontos de água e locais onde as pessoas poderão pernoitar”.

Esta ferramenta digital foi apresentada aos jornalistas durante uma conferência de imprensa em Fátima com a equipa que está a planear a operação do Centenário das Aparições e a receção ao Papa Francisco.

Sobre o dispositivo de segurança que está a ser montado, o coronel Albino Tavares salientou que ele "será capaz de planear e operacionalizar toda a resposta aos vários incidentes ou acidentes que possam ocorrer, desde um simples incêndio até à prevenção das cerimónias religiosas, e também o apoio aos peregrinos".

Envolvidas estão dezenas de autoridades de segurança e proteção, como a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Guarda Nacional Republicana, as Forças Armadas – Exército e Força Aérea – o Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa, e vários Corpos de Bombeiros.

Também uma Força Especial de Bombeiros, o Instituto Nacional de Emergência Médica, Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Corpo Nacional de Escutas.

Durante o encontro com os jornalistas, no Centro Paulo VI, estiveram presentes o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, o presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, e o porta-voz da Guarda Nacional Republicana, major Bruno Marques.

O presidente da Câmara de Ourém, que coordena a equipa que está a organizar todo o trabalho, disse que deverão acorrer à Cova da Iria, nos dias 12 e 13 de maio, cerca de um milhão de pessoas.

O reitor do Santuário de Fátima frisou, por sua vez, que a cerca de um mês do evento, já é possível afirmar que tudo está preparado para que as comemorações do Centenário e a visita do Papa Francisco decorram em segurança.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR