Fátima 2017: Propostas de formação para jornalistas preparam viagem do Papa

Lisboa, 15 mar 2017 (Ecclesia) – O jornalista António Marujo, especialista na temática religiosa, vai animar dois seminários temáticos de formação no contexto da visita do Papa Francisco à Cova da Iria, pelo Centenário das Aparições de Fátima.

“Ambas as iniciativas são destinadas sobretudo a jornalistas, mas também a outros eventuais interessados”, explica António Marujo à Agência ECCLESIA, sobre as ações de formação que vão decorrer este mês, em Lisboa.

No Cenjor – Centro de Formação de Jornalistas, em Belém, a formação decorre nos dias 21, 23, 28 e 30 de março, entre as 09h00 e as 13h00.

Segundo o jornalista o seminário ‘O que vem o Papa Francisco fazer a Fátima?’, para jornalistas não especializados, vai procurar aprofundar questões como a atração mediática pelo Papa, as linguagens do simbólico na religião e nos media, os dicionários básicos do catolicismo e de Francisco.

No Cenjor o especialista na temática religiosa vai falar também sobre “a Igreja que o Papa vem encontrar e a história da construção do fenómeno de Fátima” e a formação que pode ser acompanhada à distância “é gratuita”, mas sujeita a inscrição e “confirmação da admissão”.

O outro seminário, intitulado ‘Religião e Jornalismo’, vai decorrer no centro de formação Palavras Ditas (Lisboa) e vai ser dinamizado em conjunto com o também jornalista Joaquim Franco, da SIC, entre 27 e 30 de março.

Entre as 19h30 e as 22h30, os formandos vão ter oportunidade de aprofundar questões como o mosaico religioso nos media, a comunicação do acontecimento religioso, a religião na rede.

Na ação de formação ‘Religião e Jornalismo’ António Marujo e Joaquim Franco vão ainda falar sobre o pensamento do Papa Francisco e a organização da Igreja Católica.

CB

Partilhar:
Scroll to Top