Fátima 2017: Porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa saúda confirmação da visita do Papa

Padre Manuel Barbosa convida católicos a preparar acolhimento de Francisco, «peregrino em oração»

Lisboa, 16 dez 2016 (Ecclesia) – O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa, saudou hoje a confirmação oficial da visita do Papa a Fátima, em maio de 2017, feita pela Santa Sé, perspetivando uma “simples mas significativa presença”.

“Neste dia em que é confirmada oficialmente a vinda do Papa Francisco a Fátima em 2017, queremos exprimir as mais vivas congratulações. Como se deduz da breve nota do Vaticano, o Santo Padre vem como peregrino em oração”, refere o secretário da CEP, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Vaticano confirmou esta sexta-feira a visita do Papa Francisco a Fátima de 12 a 13 de maio de 2017.

O anúncio da Santa Sé precisa que, “por ocasião do Centenário das Aparições da Bem-Aventura Virgem Maria na Cova da Iria, e acolhendo o convite do presidente da República e dos bispos portugueses, Sua Santidade o Papa Francisco irá em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima de 12 a 13 de maio de 2017".

O porta-voz da CEP assinala que a presença do Papa nas celebrações centenárias de 12 e 13 de maio “é uma alegria, uma interpelação e uma bênção”.

“Uma alegria, tão acentuada pelo Papa Francisco na sua forma de viver e no seu magistério pastoral, que brota do Evangelho e está bem presente na mensagem de Fátima; uma interpelação, porque o Papa Francisco nos tem dito de forma clara, e virá com certeza reafirmar-nos com a sua tão simples mas significativa presença, que somos Igreja missionária, à maneira de Maria qual primeira discípula missionária e evangelizadora”, realça.

“Uma bênção, ao transportar-nos para o Coração de Deus que adoramos e para o Imaculado Coração de Maria que veneramos”, prossegue o padre Manuel Barbosa.

O secretário da CEP sublinha que neste dia foi publicada a Carta Pastoral da Conferência Episcopal sobre o Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, considerando que esta coincidência “pode ser um convite a preparar este acontecimento em sintonia com a vinda do Papa Francisco, em atitude de oração e reflexão, como peregrinos na esperança e na paz”.

“A nossa atitude para com o Santo Padre só pode ser de renovado agradecimento e hospitaleiro acolhimento, o que muito nos caracteriza no que somos como crentes em Igreja e como cidadãos de Portugal”, conclui o padre Manuel Barbosa.

Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (13 de maio de 1967), João Paulo II (12-15 de maio de 1982; 10-13 de maio de 1991; 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010).

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira "um conjunto de medidas excecionais e transitórias que permitirão à administração central e ao Município de Ourém proceder à contratação de bens e serviços no âmbito da visita do Papa a Fátima".

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR