Celebração do centenário e canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta marcam passagem pela Cova da Iria
Monte Real, 12 mai 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco chegou hoje a Portugal, para visitar pela primeira vez o Santuário de Fátima, em peregrinação, por ocasião do Centenário das Aparições, ocasião em que vai também canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.
O voo papal aterrou na Base Aérea de Monte Real, no Concelho de Leiria, onde o Papa vai ser recebido pelo presidente da República Portuguesa, os responsáveis da Conferência Episcopal e do Santuário de Fátima e outras autoridades civis.
No local estão cerca de mil pessoas, militares e funcionários civis da base com as suas famílias.
O protocolo da cerimónia de boas-vindas prevê a execução dos hinos de Portugal e do Vaticano e tem honras militares.
O grupo coral dos cadetes da Academia da Força Aérea Portuguesa vai saudar o Papa com um cântico mariano.
Francisco é o terceiro Papa a usar a base área, depois de Paulo VI (1967, vindo de Roma) e João Paulo II (1991, vindo do Funchal).
Após os cumprimentos de diferentes individualidades, Francisco encontra-se com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência privada.
Às 16h55, Francisco vai fazer uma visita à Capela da Base Aérea, onde rezaram Paulo VI (1967) e João Paulo II (1991), cumprimentando militares com seus filhos doentes.
A deslocação para o Estádio de Fátima, em helicóptero, tem início previsto para as 17h15 e uma duração de 20 minutos, antecedendo a deslocação para o Santuário de Fátima, em papamóvel.
O primeiro momento da agenda do Papa no Santuário será a visita à Capelinha das Aparições, às 18h15, para um momento de oração, antes de oferecer a terceira Rosa de Ouro ao Santuário.
OC