D. António Marto sublinhou atualidade da mensagem revelada em 1917
Roma, 16 mar 2017 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima apresentou em Roma uma conferência sobre o Centenário das Aparições da Cova da Iria a membros do corpo diplomático acreditado na Santa Sé, em Roma.
“Provavelmente, só hoje, depois de quase um século, estamos em posição de compreender mais profundamente a verdade, a riqueza e toda a extensão desta mensagem”, disse D. António Marto, esta quarta-feira, sobre a atualidade da Mensagem de Fátima numa iniciativa acolhida pela Embaixada de Portugal junto da Santa Sé.
O responsável aludiu aos acontecimentos de 1917 como um “programa espiritual e pastoral para a evangelização, desta vez na companhia e sob a proteção do Coração Imaculado de Maria”.
O prelado sublinhou que os anúncios e os pedidos da Virgem Maria aos Três Pastorinhos permanecem válidos e sustentou que “a sombra brilhante de Fátima” abrange o século XX, “talvez o século mais cruel e sangrento da história”.
Neste quadro trágico, a Virgem Maria aparece em Fátima “como uma visão de paz e uma luz de esperança para a Igreja e para o mundo”, referiu D. António Marto, numa intervenção divulgada pela página do Santuário de Fátima.
O bispo de Leiria-Fátima destacou alguns dos aspetos da Mensagem de Fátima e a sua relevância para os dias de hoje, como a “afirmação da primazia de Deus”, uma das caraterísticas essenciais.
“Fazer regressar o ato de adoração a Deus ao centro da vida da Igreja e do mundo, em contraste com o ambiente de perseguição e, hoje, de ateísmo da indiferença religiosa”, acrescentou.
Neste encontro com os embaixadores de países de língua portuguesa e espanhola, acreditados junto da Santa Sé, estiveram ainda presentes os cardeais portugueses D. José Saraiva Martins e D. Manuel Monteiro de Castro, além de outros clérigos portugueses que desempenham funções na Cúria Romana e em instuições sediadas na capital italiana.
O bispo de Leiria-Fátima vai apresentar hoje uma nova conferência, em Roma, sobre o tema ‘Fátima: Mensagem de Misericórdia e de Esperança para o Mundo’.
A sessão tem o patrocínio da Embaixada Portugal junto da Santa Sé e decorre no Salão Nobre do Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR).
Durante o encontro vai ser ainda apresentado o livro ‘Fátima – Sou peregrino’, do padre António Rego, com a chancela da Paulinas Editora.
OC