Fátima 2017: Comitiva do Papa constituída por 35 pessoas

Três chefes de Estado, oito cardeais e 135 bispos no santuário

Fátima, 12 mai 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco durante a visita ao Santuário de Fátima, hoje e sábado, vai trazer uma comitiva de 35 pessoas de Roma para além de chefes de Estado e clérigos que o esperam em Portugal.

Em Portugal, o Papa Francisco vai ter à sua espera três chefes de Estado que vão estar nas celebrações em Fátima: O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da República do Paraguai, Horacio Cartes, e o presidente da República de São Tomé e Príncipe, Evaristo do Espírito Santo Carvalho.

O primeiro ministro, António Costa, que vai estar à espera do Papa na base aérea de Monte Real quendo Francisco chegar e as celebrações no santuário contam ainda com a presença de 11 membros do Governo.

À espera do Papa em Portugal vão estar o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, que também fazem parte da comitiva do pontífice argentino.

O bispo da Diocese das Forças Armadas e de Segurança, D. Manuel Linda, vai também receber o Papa na Base Aérea de Monte Real.

A página oficial da visita do Papa Francisco a Portugal, do Santuário de Fátima, informa que o antigo presidente da República Portuguesa, o general António Ramalho Eanes, e Teresa Caeiro e José Matos Correia, dois vice-presidentes da Assembleia da República.

O cardeal de Boston, D. Sean O´Malley, o Cardeal de Valladolid, D. Ricardo Blazquez Pérez, o cardeal de Madrid, D. Carlos Osoro, e o cardeal de Kinshasa, D. Laurent Monsengwo, acrescenta a página papa2017.fatima.pt.

Já o séquito papal é constituído por 35 pessoas onde contam-se os cardeais portugueses D. José Saraiva Martins e D. Manuel Monteiro de Castro, respetivamente prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos e penitenciário-mor emérito, que vivem no Vaticano.

De Roma viajam também o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, responsável pelo setor dos santuários na Igreja Católica, D. Rino Fisichella, os dois médicos pessoais de Francisco, o secretário e o cerimoniário.

No novo presbitério do Recinto de Oração do Santuário de Fátima, onde o Papa Francisco vai presidir à Missa e Canonização de Francisco e Jacinta Marto, a 13 de maio, vão estar cerca de 140 pessoas, entre as quais oito cardeais, 73 bispos e arcebispos, além dos membros leigos do séquito papal.

No final da Eucaristia, segue do altar a Procissão do Adeus e Francisco dirige-se no Papamóvel, pelo corredor central do Recinto e saída pela rua Cónego Formigão, para a Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde vai almoçar com todos os bispos portugueses, no que é o último ato oficial da peregrinação do pontífice a Fátima.

CB/OC/PR

Notícia atualizada às 09:53

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR